• edificacontato

CHEIRO DE ESGOTO NO BANHEIRO OU NA COZINHA: COMO RESOLVER!

Atualizado: Set 30

O cheiro de esgoto na cozinha ou banheiro é um problema silencioso, mas altamente prejudicial e incômodo. O mau cheiro de esgoto é desagradável e muito chato de lidar.

Além do grande desconforto causado por esse cheiro, esta condição também pode ser um indicativo de algum problema maior, como uma obstrução e entupimento do cano. Felizmente, a maioria destes problemas podem ser resolvidos com uma manutenção simples do encanamento.


CAUSAS DO CHEIRO DE ESGOTO E COMO ELIMINA-LO.


A principal causa do cheiro de esgoto é problemas no funcionamento de uma peça chamada sifão. Esta é um tubo em forma de U que se estendendo desde o ralo da pia até um tubo de águas maior na parede ou no chão. Ao notar cheiro de esgoto voltando, a primeira coisa a se fazer é dar uma olhada no estado do sifão. Muitas vezes, o cheiro está voltando pela pia apenas porque o tubo sanfonado não está formando o “U” devido. Se esse for o caso, basta corrigir a posição do tubo sanfonado para que a água volte a ficar presa dentro do sifão, evitando que o cheiro de esgoto na cozinha volte. Outras vezes, o problema pode ser a evaporação da água necessária para o funcionamento do sifão ou o acúmulo de sujeira no mesmo. Para isto, basta adicionar água na primeira situação e limpar ou trocar o sifão na segunda situação. No caso de tubulações com sistema de respiradouro, o problema pode estar na saída de ar entupida ou com algum outro tipo de problema. Resolver o entupimento também acabará com o problema de cheiro de esgoto de uma vez por todas.Acontece também da caixa de gordura estar suja. Esta pode ser facilmente limpa e o bom cheiro irá retornar. Porém, um dos problemas pode ser a obstrução do encanamento, o que não é tão fácil de solucionar, pois exige reforma e até mesmo um estudo do sistema hidrossanitário.


COMO FUNCIONA UM SIFÃO


O sifão existe em diferentes modelos:

  • Tubo sanfonado (mais comum no mercado);

  • Sifão com copo;

  • Sifão flexível;

  • Sifão articulado.

Cada um possui suas vantagens e métodos de instalação. Porém, cada tipo de sifão conta com o mesmo objetivo, evitar que o cheiro de esgoto volte pelo ralo. Todo sifão possui um copo ou, como é na maioria das vezes, eles são um tubo sanfonado na forma de “U”. Este formato faz com que a água fique presa dentro do tubo.

Os gases produzidos pelo esgoto da cozinha não conseguem passar pela camada de água formada dentro do sifão, garantindo que o mau cheiro nunca volte pelo ralo e atinja os outros cantos da casa.

Em apartamentos, o sifão geralmente possui um sistema de ventilação que joga os possíveis gases para o ambiente externo. Uma extremidade do tubo que recebe o sifão desce para o seu esgoto ou sistema séptico. A outra extremidade, vai até o teto deixando o ar fresco entrar enquanto permite que quaisquer gases de esgoto malcheiroso escape. Nos sifões em casas também pode existir esse sistema de respiradouro, mas a grande maioria funciona apenas com a vedação simples com água na curva do cano.



DICAS RÁPIDAS PARA RETIRAR O MAL CHEIRO DE ESGOTO DA COZINHA

Se o mau cheiro estiver relacionado ao acúmulo de sujeira dentro do sifão ou até mesmo sujeira no ralo da pia, existe uma maneira fácil e rápida de resolver o problema.

  • Despeje meia xícara de bicarbonato de sódio dentro do ralo e logo depois despeje mais meia xícara de vinagre branco;

  • Assim que a solução começar a espumar, deixe agir por 10 minutos. Coloque um pano por cima para evitar que a espuma saia do ralo;

  • Após os 10 minutos, jogue água quente dentro do ralo para levar a sujeira embora.

Trocar a água quente por suco de limão quente torna a solução mais efetiva e ainda deixa um cheirinho de limão na pia, tornando este procedimento muito útil para quem quer realizar uma limpeza de emergência.


Caso esteja precisando de ajuda com o seu encanamento, entre em contato pelo nosso site ou deixe seu comentário nesse post. Poderemos te dar orientações mais detalhadas ou até mesmo realizar uma visita de inspeção para identificar o problema.

© 2016 por Edifica Consultoria.

  • Instagram - Cinza Círculo
  • Facebook - círculo cinza
  • LinkedIn - círculo cinza