• Caio Alves

UMIDADE NA PAREDE: COMO EVITAR E SOLUCIONAR ESSE PROBLEMA?

Atualizado: Set 30

Um dos primeiros indicativos de umidade em uma parede é o aparecimento de manchas escuras ou tintas se soltando. Esses podem ser sintomas de problemas como infiltrações. Além disso, essa umidade em excesso pode facilitar o aparecimento de fungos e bactérias no ambiente, o que pode ser prejudicial para a saúde dos moradores. Para resolver isso é preciso descobrir a origem da umidade, depois utilizar meios que podem acabar de vez com esse transtorno.


SOLUÇÕES


UMIDADE POR INTEMPERISMO


Este tipo de umidade é causado pela infiltração da água da chuva na fachada ou telhado do imóvel. As causas podem ser fissuras na construção, calha entupida ou falhas da impermeabilização no local.


COMO RESOLVER?

Na situação de um imóvel ainda em construção, a solução é a utilização de blocos de baixo potencial de movimentação interna. Com isso evita-se o surgimento de fissuras na estrutura.

Outra solução é a projeção de ressaltos e molduras que auxiliarão a impedir a formação de lâminas de água na fachada.

Caso este tipo de umidade na parede surgir em um imóvel já pronto a solução é investir em tintas impermeabilizantes. Dessa forma, irá se formar uma película impermeável sobre a superfície externa das paredes.

UMIDADE POR CONDENSAÇÃO


Essa umidade na parede ocorre devido a geração de vapor nos ambientes internos, mais comum em locais como cozinhas e banheiros.

Geralmente isso ocorre quando o ambiente possui ventilação inadequada. As causas podem estar na dimensão e aberturas das esquadrias ou pelo seu uso inadequado.


COMO RESOLVER?

No caso do imóvel ainda estar em construção a solução é planejar de forma estratégica o dimensionamento adequado das esquadrias no ambiente, de forma que permita uma ventilação constante, evitando excesso de vapor no local.

Esquadria é a denominação para janelas, portas, portões, venezianas e aberturas similares.


UMIDADE POR CAPILARIDADE


Este tipo de umidade ocorre devido ao contato da água presente no solo com as fundações do imóvel. Ou seja, se há alguma parede na construção que esteja estabelecendo contato com o solo de alguma maneira, ela pode criar um caminho para a entrada da umidade.


COMO SOLUCIONAR?

A principal solução para é a impermeabilização da fundação, paredes e pilares que mantém contato direto com o solo.


UMIDADE POR INFILTRAÇÃO


É a umidade ocasionado pelo contato direto da água no interior da construção com as paredes.


COMO RESOLVER?

Assim como no caso da umidade por capilaridade, a solução deve ser a eliminação do contato entre parede e o solo úmido/água.

Para isto, pode-se utilizar argamassas impermeabilizantes. Deve-se remover todo o revestimento da parede e aplicá-la diretamente na alvenaria em ambos os lados, externo e interno.


IMPORTÂNCIA DO PLANEJAMENTO DURANTE A OBRA

É bom ressaltar a importância de que durante a construção seja planejado ações preventivas para evitar umidades. O profissional responsável deve propor soluções capazes de evitar qualquer tipo de umidade para a estrutura da obra.

Existem diversas práticas arquitetônicas e estruturais que podem ser propostas de forma que o imóvel não venha a sofrer futuramente com problemas desse tipo. Caso esteja com dúvidas ou passando por problemas similares, entre em contato conosco. Teremos o maior prazer em solucionar a sua dificuldade !




© 2016 por Edifica Consultoria.

  • Instagram - Cinza Círculo
  • Facebook - círculo cinza
  • LinkedIn - círculo cinza