top of page

Projeto Hidrossanitário

É normal confundirmos diariamente uma conexão de tubos, instalação de louças sanitárias, dentre outros serviços com a realização de um projeto hidrossanitário. Entretanto, no contexto da engenharia, um projeto hidrossanitário contempla todas as etapas de dimensionamento e cálculos para o funcionamento, conforme as normas, dos elementos hidráulicos de uma construção civil.

Com o desenvolvimento do mundo imobiliário, o projeto hidrossanitário de uma edificação tem se tornado necessário para execução de um bom empreendimento, trazendo vantagens como:

- Economia média de 20% do custo de materiais hidrossanitários;

- Facilidade de manutenção, quando necessário;

- Prevenção de cerca de 75% das patologias de uma edificação;

- Conforto e segurança, aumentando o desempenho e a durabilidade da construção;

O projeto hidrossanitário realiza todas as etapas de dimensionamento dos elementos hidráulicos de uma construção civil, visando garantir qualidade, durabilidade e melhor custo benefício.

Entretanto, a importância da execução deste tipo de projeto não pode carregar consigo a negligencia na hora de dimensionar e executar o mesmo. Visando a segurança, um desenho de qualidade deve respeitar algumas normas brasileiras de dimensionamento, regidas pela Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT). Dentre elas, temos:

  • NBR 10844/1989, que fixa as exigências necessárias aos projetos das instalações de drenagem de águas pluviais, visando a garantir níveis aceitáveis de funcionalidade, segurança, higiene, conforto, durabilidade e economia;

  • NBR 7198/1993, que fixa as condições técnicas mínimas quanto à higiene, à segurança, à economia e ao conforto dos usuários, pelas quais devem ser projetadas e executadas as instalações prediais de água quente;

  • NBR 8160/1999, que estabelece as exigências e as recomendações relativas ao projeto, à execução, ao ensaio e à manutenção dos sistemas prediais, de esgoto sanitário, para atenderem às exigências mínimas quanto à higiene, à segurança e ao conforto dos usuários, tendo em vista a qualidade destes sistemas;

  • NBR 5626/1998, que estabelece exigências e recomendações relativas ao projeto, à execução e à manutenção da instalação predial de água fria.

E aí, ficou curioso(a) para saber mais sobre o universo da engenharia civil? Não deixe de acompanhar as nossas redes sociais e o ciclo de postagens da nossa carta de serviço, assim você fica por dentro do que é necessário para a realização de cada projeto.

Fonte:

https://www.google.com/searchq=projeto+hidrossanit%C3%A1rio&rlz=1C1OKWM_pt-/BRBR781BR781&source=lnms&tbm=isch&sa=X&ved=0ahUKEwin45Qr8jhAhXSGbkGHV5eAlQQ_AUIDigB&biw=1920&bih=937#imgrc=_

http://portoengenharia.net/web/fotos/thumbnails/imgg_zz0b7598aeb9_800x600.jpg

3.559 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
Site nuevo (1).png
pngwing.com.png
bottom of page