top of page

QUEDA DE TENSÃO?

Atualizado: 30 de set. de 2020

Saiba como a elaboração de um projeto elétrico com um profissional adequado pode salvar a sua residência de problemas futuros.

Quem nunca passou por um perrengue na hora de assistir um jogo de futebol, no meio do banho ou até mesmo ficou brincando com o interruptor para descobrir o que tinha acontecido para a energia cair de repente? Situações comuns ao nosso cotidiano podem muitas vezes indicar um problema mais grave e primário, como uma instalação elétrica inadequada.

Assim como outras tipos de projetos, o elétrico é muitas vezes negligenciado pelo cliente na hora da contratação de serviços. Este é um erro que pode vir a gerar grandes consequências ao decorrer da vida útil da construção.


MAS A FINAL, O QUE CAUSA ISSO?

Está associada ao mau dimensionamento dos condutores elétricos, por onde passam as correntes de eletricidade. Ou seja, quanto maior o comprimento do condutor, maior a queda de tensão, e isso ocorre devido à presença em maior escala de matéria resistivo, que confere uma resistência elétrica mais elevada.

Outro fator que também pode aumentar a resistência dos condutores são emendas e conexões mal instaladas ou com materiais inadequados. Neste caso, além de contribuir para o problema de queda de tensão, há também um aquecimento excessivo no ponto de conexão.

Em sistemas de iluminação, a queda de tensão se evidencia pela luminosidade reduzida das lâmpadas e queima frequente dos reatores e lâmpadas.

COMO IDENTIFICAR UMA BOA INSTALAÇÃO?

Ao ligar o seu chuveiro elétrico, micro-ondas, ar condicionado, etc e você perceber que houve essa queda na luminosidade ou algum equipamento teve uma queda na potência quando utilizados em conjunto, fique atento, esse é um sinal de que a sua instalação está inadequada.


Os circuitos elétricos, monofásicos/trifásicos, são projetados de acordo com a norma da Associação Brasileira de Normas Técnicas – ABNT NBR 5410, de forma a prevenirem a queda de tensão e torná-las aceitáveis dentro de um intervalo, assim como os demais elementos que compõe um projeto elétrico, que são regidos pelas normas técnicas.

Menos é mais!


Desta forma, destaca-se a relevância de um projeto bem pensado e elaborado por um profissional qualificado, visto que assim a prevenção de gastos desnecessários com material para a execução e de reparo podem ser evitados. Além de garantir a segurança do local.

A Edifica Consultoria oferece serviços de engenharia e trabalhamos na preparação de projetos de alta qualidade. Entre em contato conosco e agende sua visita, estamos esperando você.


Seja o seu melhor, Seja Edifica.

Fontes: https://www.g20brasil.com.br/queda-de-tensao-como-evitar-este-problema-nas-instalacoes-eletricas/

https://www.sabereletrica.com.br/queda-de-tensao/

468 visualizações0 comentário
Site nuevo (1).png
pngwing.com.png
bottom of page