top of page

Como faço para saber o gasto exato da obra antes de construí-la?

Concluir uma construção é uma tarefa que pode gerar muitas dores de cabeça e frustrações. Isso está muitas vezes ligado a dificuldades financeiras. Uma maneira fácil de evitar essa situação é calcular os materiais de maneira adequada e fazer o orçamento da obra antes mesmo de pensar em inicia-la. Venha saber um pouco mais sobre esse assunto.

O QUE É A QUANTIFICAÇÃO DE MATERIAIS?

O levantamento quantitativo é a determinação da quantidade de cada um dos materiais de um projeto, tendo como objetivo obter informações para a preparação do orçamento. Por isso, é o ponto inicial da elaboração do valor da obra, necessitando de conhecimento e precisão do orçamentista, já que este terá que estudar e conferir todo o projeto.

A IMPORTÂNCIA DA QUANTIFICAÇÃO DO MATERIAL USADO NA SUA OBRA

Garantir a disponibilidade de materiais na construção é uma tarefa essencial para o seu bom prosseguimento. Além disso, evitar desperdícios de insumos, consequentemente gastos desnecessários, é fundamental para reduzir os custos da obra. Assim, gerar um orçamento detalhado da quantidade de materiais e garantir a oferta exata dos bens é uma tarefa vital para o início e o prosseguimento de uma construção, evitando interrupções ou gastos excessivos.

QUAIS IMPACTOS VOCÊ SOFRERIA COM UMA QUANTIFICAÇÃO DE MATERIAIS MAL FEITA?

O principal impacto de um quantitativo mal feito é a imprecisão do custo final da obra. Esta imprecisão se deve à uma superestimava ou sub estimativa da quantidade de cada material necessário. No caso de uma superestimava, há o gasto desnecessário com os insumos que excederam. Já na sub estimativa, a negociação dos preços é prejudicada, tendo, ainda, o risco da construção parar por determinado tempo devido à falta de material. Além disso, existe os impactos diretos na contratação de serviços, planejamento e gestão da construção.

POR QUE CONTRATAR UM ENGENHEIRO E NÃO FAZER SOZINHO?

Apesar de existir várias tabelas e calculadoras de levantamento quantitativo disponíveis na internet, nem sempre seus resultados são condizentes com a realidade. Calcular a quantidade dos materiais e até mesmo dos serviços é uma tarefa que exigi muito conhecimento e prática para garantir a precisão nos resultados. Assim, em muitos casos, o valor cobrado por um engenheiro pode ser menor do que os gastos gerados pelos cálculos imprecisos.

ACHOU INTERESSANTE SOBRE O ASSUNTO?

Bom, depois dessa leitura, com certeza você adquiriu os conhecimentos básicos a respeito da quantificação de materiais. É até provável que alguma vez tenha realizado obras sem o cálculo prévio dos recursos e gastos necessários. Agora já sabe o que pode te ajudar quando pensar em iniciar uma construção. Faça o teste de contratar um profissional da área, com certeza não irá se arrepender.

57 visualizações0 comentário
Site nuevo (1).png
pngwing.com.png
bottom of page