• edificacontato

Projeto Estrutural - o que é, quais as vantagens e informações necessárias?

O QUE É PROJETO ESTRUTURAL ?

O projeto estrutural é um projeto complementar ao arquitetônico com foco no dimensionamento e detalhamento dos elementos estruturais (pilares, vigas, lajes). Assim como detalhar o tipo, quantidade e especificações dos materiais necessários. Isso permite garantir a estabilidade da estrutura. Por isso, é uma etapa muito importante em qualquer obra.

QUAIS AS VANTAGENS DO PROJETO ESTRUTURAL ?

Cada etapa do projeto é minuciosamente calculada, planejada e pensada. Utiliza-se cálculos sistemáticos para dimensionar corretamente os elementos que compõe a estrutura. Isso permite garantir a segurança da estabilidade da construção, bem como dos trabalhadores que seguem um cronograma detalhado para a formação da estrutura.

Outro ponto é reduzir os custos. Isso acontece através da economia de materiais em um dimensionamento sem excessos ou mesmo na redução do tempo de uso de máquinas e nas horas dos trabalhadores.

Além disso, um projeto bem planejado pode contar com facilidades em tornar as manutenções mais ágeis. Com tudo detalhado no projeto, a estrutura em si se torna mais fácil de compreender, identificar e proferir as devidas manutenções.

QUAIS INFORMAÇÕES VOCÊ PRECISA PARA COMEÇAR UM PROJETO ESTRUTURAL ?

Não existe meios de produzir um projeto estrutural sem antes ter um projeto arquitetônico. Muitas vezes, porém, o projetista estrutural acaba recebendo o projeto do arquiteto já aprovado na Prefeitura. Isso significa que esse documento não pode ser alterado, não permitindo novas mudanças, o que dificulta na hora de fazer as adaptações estruturais.

O laudo de sondagem do terreno também é de muita importância no dimensionamento das fundações. Algumas vezes ele não é adicionado nas informações básicas para o início de um projeto estrutural. Porém, esse documento ajuda muito a economizar, já que evita superdimensionamentos e incertezas quanto a segurança da estrutura.

Se existir construções adjacentes, é fundamental que o profissional conheça as condições das construções dessas obras antes de fazer o seu projeto estrutural. Isso é muito importante em várias situações. Por exemplo, pode ser que a obra envolva escavações e essa ação poderá modificar o equilíbrio das fundações vizinhas, provocando danos nas casas adjacentes.

Para desenvolver o projeto de acordo com a norma NBR 6118, o engenheiro precisa definir qual é a classe de agressividade ambiental da construção. Isso pretende avaliar o risco de deterioração da estrutura, levando em conta aspectos ambientais e geográficos. Para isso, você precisará definir se a obra será feita em um ambiente considerado rural, urbano, industrial ou marinho.

Em caso de terreno acidentado, é necessário, em alguns casos, do levantamento topográfico da área. Ele será útil para definir as cotas das fundações e estruturas de contenções.

SENTIU NECESSIDADE DE UM PROJETO ESTRUTURAL?

Bem, procure sempre um profissional qualificado para realizar esse tipo de projeto. Lembre-se que ele envolve a sua segurança. Um engenheiro capacitado com certeza trará maior agilidade e satisfação, deixando sua construção do jeitinho que quer. Fique tranquilo em relação a estabilidade de sua obra.

© 2016 por Edifica Consultoria.

  • Instagram - Cinza Círculo
  • Facebook - círculo cinza
  • LinkedIn - círculo cinza