• Letícia Gaspar

OS PRINCIPAIS SOFTWARES UTILIZADOS NA ENGENHARIA CIVIL.

Atualizado: Set 30

Hoje em dia, é praticamente impossível executar um projeto de construção sem a ajuda de algum software. E com a Edifica Consultoria não é diferente. Essas ferramentas são capazes de executar desenhos, cálculos, representações e simulações, facilitando o trabalho de engenheiros e gestores de projetos. A seguir, vamos apresentar uma lista dos programas mais utilizados pela nossa EJ e outros que são de grande utilidade durante a elaboração de um projeto.


AUTOCAD


Desenvolvido pela Autodesk, o AutoCAD é um dos softwares do tipo CAD mais conhecido do mundo. Extremamente prático e com grande compatibilidade para arquivos externos, o programa pode ser utilizado para projetos de desenho técnico em 2D e também em modelagem 3D.

Unanimidade entre engenheiros civis e utilizado por grandes empresas, o AutoCAD possibilita a automatização de diversos comandos e atividades dentro da elaboração dos projetos.


REVIT


Também produzido pela Autodesk, o Revit é baseado na tecnologia BIM, ao contrário do AutoCAD. Os projetos desenvolvidos com o Revit são totalmente integrados e os elementos são associados a outros componentes e informações – assim, ao modificar um item em um plano, os outros planos são atualizados automaticamente.

O Revit é ideal para planejar, projetar, construir e gerenciar projetos construtivos e de infraestrutura, com a análise e a simulação de sistemas e modelos estruturais– tudo de maneira colaborativa e facilmente visualizável.



SKETCHUP


Com uma interface bastante simples e intuitiva, o SketchUp é um software referência entre arquitetos, designers de interiores e engenheiros. O Sketch é a ferramenta ideal para profissionais e empresas que trabalham com o detalhamento de projetos e apresentações mais realistas. O software vai desde a representação fiel de planos e elevações simples até um passeio interativo pelo projeto 3D finalizado.


TQS


Produzido por brasileiros, o TQS é um software do tipo CAD voltado para o projeto de estruturas em concreto armado, protendido e em alvenaria estrutural. Ele é bastante completo, englobando desde a concepção estrutural – análise de esforços e flechas, dimensionamento e detalhamento de armaduras – até a emissão das plantas finais do projeto.

O programa possui recursos avançados que permitem o cálculo estrutural de maneira realista e segura, como a verificação de dutilidade nos apoios de vigas e lajes e a ancoragem adequada em vigas com apoios curtos, garantindo um projeto mais seguro.


CONSTRUCT APP


O Construct App é um software para a gestão de tarefas, comunicação, colaboração entre equipes em projetos de Construção Civil. Com ele, é possível centralizar todas as informações do escritório e do canteiro de obras em um único ambiente. Possui diversos recursos voltados para a gestão de obras nas empresas de engenharia e construção, como checklists, registro fotográfico, relatórios, armazenamento em nuvem e notificações inteligentes. Além disso, também é possível adicionar fornecedores, parceiros e clientes no aplicativo, centralizando a comunicação da empresa e ajudando a garantir a produtividade dentro de cada projeto.



E aí? Curtiu? Estamos preparando uma linha de postagens para você ficar por dentro de todo o nosso processo de elaboração de um projeto selo Edifica de qualidade. Acompanhe a gente nas nossas redes sociais e não perca as cenas dos próximos capítulos.

Fontes:

https://www.mobussconstrucao.com.br/blog/tendencias-da-engenharia-civil-2019/

https://constructapp.io/pt/melhores-softwares-para-engenharia-construcao-civil/

© 2016 por Edifica Consultoria.

  • Instagram - Cinza Círculo
  • Facebook - círculo cinza
  • LinkedIn - círculo cinza