top of page

O PAPEL DA ENGENHARIA CIVIL NA PREVENÇÃO DAS MANIFESTAÇÕES PATOLÓGICAS EM ESTRUTURAS DE CONCRETO

Saiba mais sobre como engenheiras e engenheiros civis podem blindar a sua estrutura de problemas


O concreto é um dos principais materiais, e talvez o material construtivo mais importante da história, dentre os utilizados no ramo da construção civil. Desde o seu surgimento, a utilização do concreto revolucionou a engenharia nas mais diversas construções, como edifícios, pontes, rodovias, usinas hidrelétricas, dentre outras inúmeras obras, e trouxe diversos benefícios à sociedade ao longo dos anos.

Entretanto, a falta de conhecimento técnico no período de construção, a má preparação e aplicação do concreto, a exposição da estrutura a carga excessiva, erros de projeto ou construção, descuidos ou até mesmo fatores externos e condições ambientais adversas, podem levar uma estrutura de concreto a uma série de manifestações patológicas. Neste blog, será abordada a atuação da Engenharia Civil na prevenção de tais manifestações. Então, vamos lá!

Vale ressaltar, porém, antes de apresentar as prevenções, o que seriam e quais as principais manifestações patológicas que podem surgir nas estruturas de concretos. Com um nome inspirado nos conceitos da área da saúde, a patologia das construções é a área da engenharia civil responsável pelo estudo das causas, identificação e investigação das manifestações patológicas, isto é, as degradações encontradas em uma edificação, bem como a elaboração da sua correção.

As manifestações patológicas nas estruturas de concreto podem ser geradas na elaboração do projeto, durante o período de execução da obra, pelo uso de materiais inapropriados ou por inadequados métodos construtivos, ou ainda ao longo da vida útil da edificação. Elas podem se apresentar como a corrosão das armaduras, deformação e desagregação estrutural, lixiviação de compostos hidratados, eflorescências, falta de qualidade e espessura do cobrimento do concreto, segregação do concreto e as famosas fissuras, trincas, rachaduras e infiltrações.


Figura 1 - Rompimento da parte inferior do pilar devido à corrosão das armaduras e má qualidade do concreto utilizado.

Fonte: https://verssattoconstrucoes.com.br/laudos-e-diagnosticos/


Figura 2 – Estrutura de concreto armado com segregações do concreto, presença de umidade, corrosão de armaduras e falta de cuidados com a linearidade das formas na execução dos serviços.

Fonte: https://verssattoconstrucoes.com.br/laudos-e-diagnosticos/


Afinal, qual seria o papel da Engenharia Civil diante desse cenário?


A Engenharia Civil desempenha um papel imprescindível na prevenção de manifestações patológicas em estruturas de concreto, desde a fase de projeto até a construção, manutenção e, se necessário for, reforço ou reparo. Em seguida, serão destacadas as principais maneiras pelas quais a Engenharia Civil ajuda a combater estes problemas:

  1. Projeto adequado: Este é um dos primeiros passos na prevenção de manifestações patológicas da estrutura. A elaboração de um projeto adequado inclui um dimensionamento apropriado das seções de concreto, levando em consideração as cargas e os fatores ambientais que a estrutura enfrentará, garantindo que a estrutura seja suficiente para resistir às tensões esperadas. Falhas ocorridas durante as fases iniciais de uma obra, como a elaboração do projeto, são responsáveis por deixar o custo mais oneroso, causar diversos transtornos relacionados à obra e alterar o desempenho, durabilidade e até mesmo a vida útil da edificação.

  2. Seleção de materiais de construção: A escolha dos materiais de construção é um ponto crucial durante a fase de execução da obra. Isto inclui a seleção de um concreto de qualidade adequada, armaduras resistentes à corrosão, revestimentos anticorrosivos e sistemas de drenagem eficazes para evitar a penetração de água, a fim de impedir a exposição das armaduras à umidade, por exemplo. Ademais, fazer o controle dos materiais utilizados durante a obra, bem como fiscalizar se os mesmos estão em conformidade com o especificado no projeto são importantes medidas contra os problemas patológicos.

  3. Controle de qualidade na construção: Ainda referente à fase de execução da obra, o controle de qualidade durante a construção está diretamente ligado ao cumprimento de padrões e normas. Através do controle de qualidade, é possível garantir que todas as etapas da construção estejam em conformidade com os padrões e normas relevantes. Isto inclui testes de resistência do concreto, inspeções de armaduras e garantia de que todas as especificações de projeto sejam seguidas. Além disso, esta etapa inclui o monitoramento de perto da equipe de trabalho, garantido que as técnicas de construção utilizadas sejam adequadas e executadas com precisão, segurança e qualidade.

  4. Manutenção Preventiva: A manutenção preventiva é uma etapa já pertencente à fase de utilização da edificação. Ou seja, esta etapa exige um conhecimento dos usuários sobre as possibilidades e limitações da obra, adotando cuidados para evitar que a construção seja usada de forma inadequada. Neste contexto, a Engenharia Civil desempenha um papel importante na recomendação e conscientização aos proprietários acerca dos planos de manutenção preventiva, que envolvem inspeções regulares para identificar qualquer problema emergente de manifestações iniciais de patologia. Estas inspeções envolvem o uso de sistemas de monitoramento estrutural, como sensores de tensão, deslocamento e corrosão, que podem detectar problemas em tempo real, permitindo a intervenção antes que danos significativos ocorram e causem insegurança estrutural para o proprietário, bem como garantir a longevidade das construções.

  5. Reforço e Reparo: Por fim, esta última etapa se refere a uma fase na qual a manifestação patológica já foi diagnosticada. Entretanto, vale ressaltar que quando a correção é realizada o mais rápido possível, evita-se o avanço e agravamento do problema. Então, projetar soluções de reforço e reparo para restaurar a integridade estrutural da construção, incluindo a substituição de elementos degradados, reparo de fissuras e reforço de armaduras, permite a intervenção antes que danos significativos ocorram.

A existência de manifestações patológicas em estruturas de concreto é, de fato, uma questão bastante preocupante, uma vez que sua evolução pode levar a condenação ou desabamentos de edificações, colocando em risco a vida das pessoas. Em suma, a prevenção de manifestações patológicas em estruturas de concreto é uma tarefa multidisciplinar que requer a experiência e o conhecimento dos engenheiros civis em várias áreas, desde o projeto inicial até a manutenção e monitoramento ao longo da vida útil da estrutura. Portanto, ações como a abordagem proativa e a conscientização são de extrema importância para a garantia da segurança e durabilidade das estruturas ao longo do tempo.


Referências bibliográficas


CASTRO, Carla de Paula. Patologias de Estruturas de Concreto: Identificação e Tratamento. AECweb, 27 de março de 2023. Disponível em: <https://www.aecweb.com.br/revista/materias/patologias-de-estruturas-de-concreto-identificacao-e-tratamento/14342 >. Acesso em: 23 de setembro de 2023.


Laudos Técnicos e Diagnósticos, Verssatto Construções e Perícias. Disponível em: <https://verssattoconstrucoes.com.br/laudos-e-diagnosticos/>. Acesso em: 29 de setembro de 2023.


NASCIMENTO, E. R. S.; FONTES, M. D. S.; Patologias nas Estruturas de Concreto. Fatec de Tecnologia e Ciências, v. 6, n. 1, Bahia, 2021.


Patologias X Manifestações Patológicas. Ekoa Educação, Salvador – BA, 02 de abril de 2020. Disponível em: <https://www.ekoaeducacao.com.br/blog/patologias-x-manifestacoes-patologicas >. Acesso em: 23 de setembro de 2023.


SCHEIDEGGER, Guilherme Marchiori. Patologia, Recuperação e Reparo das Estruturas de Concreto. Núcleo do Conhecimento, 15 de março de 2019. Disponível em: <https://www.nucleodoconhecimento.com.br/engenharia-civil/recuperacao-e-reparo#:~:text=As%20patologias%2C%20portanto%2C%20s%C3%A3o%20altera%C3%A7%C3%B5es,corros%C3%B5es%2C%20oxida%C3%A7%C3%B5es%2C%20entre%20outros>. Acesso em: 28 de setembro de 2023.

114 visualizações2 comentários

Posts recentes

Ver tudo

2 Comments


Sensacional!!! Muito interessante!

Like

Victor Rosa
Victor Rosa
Oct 27, 2023

Conteúdo mais que importante!! Curti dms😍

Like
Site nuevo (1).png
pngwing.com.png
bottom of page