top of page

Estruturas Metálicas

Em nosso país, a maior parte das edificações construídas utilizam o concreto armado como principal material de construção. O Brasil, mesmo possuindo um grande parque siderúrgico e dispor de uma grande oferta de aço e alguns exemplos de prédios em estrutura metálica (como em nossa Universidade), não apresenta o uso esperado desses recursos na construção civil. Já parou para pensar por que isso acontece?




O que são estruturas metálicas:

O uso de estruturas metálicas tem suas origens no século XVIII, sendo uma maneira de produzi-las industrialmente em países como Inglaterra e França. Seu uso foi mundialmente difundido e bastante aprimorado em 1880 na cidade Estadunidense de Chicago (NARDIN, 2008). No Brasil sua utilização começou a se desenvolver em 1812, porém só foi intensificada em 1953 quando a Fábrica de Estruturas Metálicas (FEM) foi criada pela Companhia Siderúrgica Nacional (CSN).





Essas estruturas apresentam diversas vantagens que facilitam muito a sua construção, mas ainda algumas desvantagens. Vamos nos familiarizar com algumas:

Vantagens:

Processo de fabricação mais seguro e eficiente: essas estruturas possuem um processo de fabricação rigorosamente planejado, o que faz com que o tempo seja otimizado e a qualidade garantida.

Aumento de velocidade na concepção da obra e redução do tempo da obra: as peças chegam prontas para a montagem, diminuindo muito o tempo da obra.

Liberdade de imaginação disposta na realização da obra: as estruturas metálicas possuem propriedades de resistência e maleabilidade superior ao do concreto armado, dando uma liberdade muito maior para o profissional que irá desenhar o projeto.

Menor peso específico: por ser uma estrutura mais “leve”, essa diminui o esforço que é aplicado no solo, diminuindo o movimento de terra e preservando as características do mesmo.

Maior sustentabilidade: como as peças chegam prontas de fábrica, o acúmulo de materiais e ferramentas no ambiente da obra é quase zero, além de ser possível reutilizar qualquer peça no futuro.

Desvantagens:

Maior suscetibilidade a deslocamentos horizontais provocados pelas forças devidas ao vento, pontes rolantes e etc.

Maior vulnerabilidade a corrosão e agentes químicos

Menor resistência ao fogo: exige maiores cuidados quanto a dilatação térmica e a exposição prolongada ao calor que pode levar a perda de resistência do material.

Mão de obra especializada

Por que não é tão utilizado no Brasil ?

Como visto anteriormente, as estruturas metálicas apresentam diversas vantagens e poucas desvantagens. Uma dessas desvantagens é a mão de obra especializada, que no Brasil se torna um empecilho muito grande pela escassez da mesma. Está enraizado em nossa cultura que construções boas são aquelas de concreto armado e que o aço é especialmente usado em galpões ou coberturas.



Para mudar esse paradigma, temos que superar essas barreiras e buscar cada vez mais a especialização de nossos trabalhadores, já que não podemos deixar de aproveitar um método construtivo tão eficiente e rentável por um motivo que pode ser contornado.

Surgiu interesse em aprender mais sobre métodos construtivos ou alguma dúvida sobre o assunto desse post ? Deixe um comentário nesse post ou entre em contato pelo nosso site.






Referências Bibliográficas

NARDIN, Fabiano Ângelo. A Importância da Estrutura Metálica na Construção Civil. 2008. Trabalho de conclusão de curso (Bacharelado em engenharia civil) - UNIVERSIDADE SÃO FRANCISCO, Itatiba, 2008. Disponível em: http://lyceumonline.usf.edu.br/salavirtual/documentos/1268.pdf. Acesso em: 11 out. 2020.

ITO. Márcia Lie. Estruturas metálicas, estudo da viabilidade em edifícios comerciais. São Paulo: [S.I.], 2005. Disponível em: https://docplayer.com.br/7681370-Estruturas-metalicas-estudo-de-viabilidade-em-edificios-comerciais.html. Acesso em: 12 de out. de 2020.

PEREIRA, Caio. Estrutura Metálica: Processo executivo, vantagens e desvantagens. [S.I.]: Escola Engenharia, 2018. Disponível em: . Acesso em: 12 de out. de 2010.

400 visualizações0 comentário
Site nuevo (1).png
pngwing.com.png
bottom of page