• Lucas Euzébio

CONSTRUÇÕES EM ESTRUTURA MONOLÍTICA

As estruturas monolíticas nada mais são do que construções onde tudo faz parte da mesma estrutura, os elementos são de um mesmo material e são desenvolvidos separadamente de forma modular, mas logo em seguida são unidos.


Nos últimos dias, foi construído o prédio mais alto nesse tipo de estrutura, com 25 pavimentos e 73 metros de altura, pela WR Construtora em Ipatinga-MG, o qual chamou a atenção de várias pessoas a respeito dessa forma de estrutura que não é muito difundida nas construções desse tipo de empreendimento. Foram utilizados moldes de alumínio e as paredes são compostas totalmente por concreto.




Fonte: WR Construtora ergue prédio mais alto do Brasil em estrutura monolítica


Mas como é construída uma edificação dessa forma?


As construções desse tipo são desenvolvidas por meio da montagem de painéis que moldam a estrutura desejada, a qual pode ser desmontada rapidamente e sem a necessidade de mão de obra especializa. Com a montagem desses moldes, lajes e paredes já são concretadas em uma única etapa e o acabamento se torna perfeito pela ausência de rebites, sendo assim ela é desenvolvida rapidamente.



Fonte: civilizacaoengenheira



Mas a estrutura é sempre de concreto?


Não! Geralmente essa técnica consiste em modelar os moldes desmontáveis de alumínio, produzindo algo como a “casca da edificação” e depois é feita a concretagem.


Porém existe estrutura monolítica até de isopor (EPS)! Nesse caso, o miolo de EPS é colocado primariamente e é revestido com uma malha de aço, depois a malha é rebocada com concreto estrutural produzido em loco, garantindo a resistência das paredes. A estrutura monolítica de isopor ainda proporciona isolamento térmico e acústico.




Fonte: polisopor - painel monolitico em eps


Existem efeitos negativos ou positivos nesse tipo de construção?


Uma grande dificuldade enfrentada nesse tipo de construção é o alinhamento vertical, o prumo. Pelas dimensões aplicadas nessa construção o acumulo de desaprumo pode interferir diretamente na estrutura da edificação, tendo de ser acompanhada de perto por medições para evitar possíveis problemas.


Contudo, esse método construtivo possui inúmeros benefícios, como um ganho de 85% na produtividade da construção, pelo fato de suas paredes serem muito resistente, esse tipo de estrutura elimina a necessidade de colunas e pilastras, e assim há um ganho de espaço. Outro benefício encontrado é a economia, essa forma de construir evita perdas em materiais, tornando assim esse tipo de construção muito atrativa para empreendimentos.


Curtiu o conteúdo? Já sabia sobre essa técnica? Conta para a gente e deixe sua dúvida!


Referências:


DIARIO DO AÇO. WR Construtora ergue prédio mais alto do Brasil em estrutura monolítica. 2021. Disponível em: WR Construtora ergue prédio mais alto do Brasil em estrutura monolítica | Portal Diário do Aço (diariodoaco.com.br) Acesso em: 6 abril. 2021

44 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo