top of page

COMO EVITAR PROBLEMAS DE RECALQUE EM SUA OBRA?

Sabe aquela trinca que surgiu na sua parede? Você imagina o porquê?


Aquelas fissuras inclinadas na parede em muitos casos são causadas por um fenômeno chamado de recalque. Mas o que seria esse fenômeno? O que causa? Como evitar?


Figura 1: Manifestação patológica decorrente de um recalque diferencial de fundação. Fonte:https://spotcursos.com.br/public/blogs/patologia-da-construcao/posts/recalque-de-fundacoes-mecanismo-e-manifestacoes


Recalque diferencial


Vamos lá! O recalque é o rebaixamento das edificações ocasionado pela expulsão de espaços vazios presente no solo em que foi construída a obra. Ou seja, a construção afunda, mas o problema não está aí. Apesar de parecer estranho, o recalque é comum em todas as construções. O maior obstáculo é quando ocorre de maneira desigual ao longo da construção, chamado de recalque diferencial.

Além de fissuras, é comum o recalque também causar inclinação dos prédios, como ocorreu em Santos.


Figura 2: Prédios tortos de Santos Fonte:https://summitmobilidade.estadao.com.br/urbanismo/conheca-a-historia-dos-predios-tortos-de-santos/


Afinal, como evitar problemas de recalque na sua obra?


Não se preocupe, com bons profissionais é possível evitar problemas de recalque na sua obra.

Algumas das soluções seriam:

  • Sondagem, ou seja, é necessário um estudo adequado do solo em que será construído, desde a sua capacidade, o tipo de solo e o até mesmo o nível do lençol freático.

  • Projeto estrutural de qualidade levando em conta todas as cargas que serão suportadas ao longo dos anos pela edificação.

Para as edificações já construídas, não se preocupe, também temos algumas soluções, como:

  • É possível promover o aumento das dimensões da sapata (fundação para que a carga dos pilares seja transferida para o solo), aumentando assim a capacidade de absorver as cargas da construção, paralisando a evolução dos recalques.

Agora que você já sabe tudo sobre recalque e o que ele pode gerar na sua obra, ficou claro a necessidade de se contratar bons engenheiros e de realizar estudos de qualidade para colocar em prática a realização do seu sonho!


REFERÊNCIAS


SILVA, Marina Nascimento. Controle de recalque para monitoramento estrutural em edificações. Sienge Softplan, 03 jun. 2020. Disponível em: https://www.sienge.com.br/blog/monitoramento-estrutural-em-edificacoes/. Acesso em: 26 jul. 2023.


Recalques em fundações: o que são e como resolver. Techniques, 2021. Disponível em: https://techniques.com.br/reforco-estrutural-trincas-nas-paredes-rebaixo-de-piso-reforco-estacas-reforco-alicerce/. Acesso em: 26 jul. 2023.

67 visualizações1 comentário

Posts recentes

Ver tudo

1 Kommentar


Lucas Lima
Lucas Lima
29. Aug. 2023

Conteúdo super importante e bastante educativo !

Gefällt mir
Site nuevo (1).png
pngwing.com.png
bottom of page