• Lisandra Oliveira

CONSTRUÇÕES PRÉ-MOLDADAS

E se você pudesse construir a sua casa como quem monta peças de Lego, em um tempo muito menor do que as construções comuns, quase sem desperdício de materiais e ainda economizando no seu bolso? Parece sonho, mas os pré-moldados já existem há anos e estão ganhando visibilidade no Brasil.


Fonte: https://www.cimentoitambe.com.br/massa-cinzenta/florida-casas-antifuracoes/

O QUE SÃO ESTRUTURAS PRÉ-FABRICADAS?

Após a Segunda Guerra Mundial, a Europa ficou completamente devastada e a solução para a reconstrução rápida e de baixo custo do continente foi o uso dos pré-fabricados de concreto. Então não, esse tipo de construção não é uma super novidade no mercado. Há uma variedade imensa de produtos para atender a diferentes segmentos como pilares, vigas, lajes, paredes além de sistemas de fundação e de cobertura pré-fabricados de concreto. Todas as partes necessárias à construção são pré-fabricadas industrialmente, fora do canteiro de obras e depois adquiridas de acordo com a demanda do projeto.


Mas, como todo método construtivo, o uso de pré-moldados vem acompanhado de vantagens e desvantagens.


Fonte: https://www.mapadaobra.com.br/capacitacao/pre-fabricadas/

VANTAGENS


Velocidade: Por ser feita com peças que já estão prontas, as construções desse tipo são executadas em um tempo muito menor, se comparado aos métodos tradicionais. Uma casa pré-fabricada fica pronta, em média, até 40% mais rápido.


Retorno rápido do capital investido: Devido a maior velocidade de execução, pode haver ganho extra pela ocupação antecipada do imóvel e pela rapidez no retorno do capital investido.


Qualidade: A dosagem dos materiais para a produção do concreto é mais precisa na fábrica, em comparação ao que ocorre em alguns canteiros. Além disso, diferente do que ocorre nos processos de cura no canteiro, na produção industrial os elementos são submetidos à cura com temperatura controlada.

Pra você que nunca ouviu falar da cura do concreto, é basicamente a hidratação dele para que a água presente na mistura não evapore precocemente e gere, futuramente, trincas e fissuras. A cura com temperatura controlada é apenas um dos diversos processos de cura existentes, amplamente usada por empresas que fabricam peças pré-moldadas exatamente por ser uma técnica mais rápida.


Redução no desperdício de materiais: O uso das peças pré-fabricadas reduz enormemente a quantidade de lixo produzido visto que as mesmas são utilizadas integralmente na construção.


Maior previsibilidade do custo: Diferentemente do método tradicional, essa alternativa possui um custo que já é determinado no início do projeto de acordo com as dimensões, quantidade e tipo de peças necessárias.


Praticidade: Por funcionar como um jogo de Lego é possível aumentar ou diminuir o tamanho e a quantidade de cômodos com muito mais facilidade. Por exemplo, se o proprietário da casa tiver a necessidade de ter mais um quarto na casa, com essa proposta não precisará quebrar paredes e passar por todo aquele processo de uma construção comum.


Mas atenção! Maior praticidade não significa poder construir aleatoriamente sem nenhum tipo de planejamento. Toda construção, fazendo uso dos pré-fabricados ou não, deve ser pensada e concebida por um profissional da área, além de seguir o Código de Obras da cidade, bem como ter o licenciamento ambiental, estudo topográfico e geotécnico!


DESVANTAGENS


Logística: As limitações quanto ao transporte e montagem das peças em determinadas regiões podem dificultar a utilização desse método. Existem também restrições à movimentação das mesmas no canteiro de obra, em grandes centros urbanos por exemplo peças muito grandes não conseguem ser alocadas com facilidade. Uma alternativa para isso vem da própria concepção do projeto, feito personalizado para as condições da localidade da obra em questão, prevendo emendas entre as peças e etc.


Limitações arquitetônicas: O projeto com peças pré-moldadas possui limitações já que depende do portfólio oferecido pelas empresas. Então não há tanta liberdade na modelagem da edificação, é necessário adaptar as ideias e inspirações do cliente às opções oferecidas pelas empresas que oferecem o serviço.


Falta de mão de obra qualificada: Assim como o projeto precisa de um alto grau de detalhamento para que as peças pré-fabricadas se encaixem perfeitamente, a mão de obra também precisa ser especializada. No Brasil, por ser uma técnica que ainda não é usada em grande escala pode ocorrer a falta de profissionais qualificados para execução da construção.


O time Edifica Consultoria busca soluções para a sua obra! Desenvolvemos a planta baixa e os projetos estrutural, hidrossanitário e elétrico da edificação e estimamos as quantidades de materiais a serem gastas na execução da obra. Além disso, fazemos a reunião dos documentos necessários, elaboramos alguns outros que são exigidos e assessoramos o cliente para a regulamentação da construção junto aos órgãos competentes.


Confira nossas redes sociais e agende uma visita, teremos o maior prazer em ajudá-lo!


Seja seu melhor, seja Edifica.

Fontes:

https://www.aecweb.com.br/revista/materias/cura-do-concreto-conheca-cada-tecnica-suas-vantagens-e-cuidados/16242

https://www.buildin.com.br/pre-fabricados/

https://constructapp.io/pt/casas-pre-fabricadas/

© 2016 por Edifica Consultoria.

  • Instagram - Cinza Círculo
  • Facebook - círculo cinza
  • LinkedIn - círculo cinza