• Ana Carolina Silva

PROJETO ARQUITETÔNICO: O QUE ESTOU CONTRATANDO?

Atualizado: Set 30


Você provavelmente já leu por aí sobre as vantagens financeiras e a segurança que se tem ao contratar um engenheiro ou arquiteto profissional para fazer o seu projeto arquitetônico, mas você sabe o que você está contratando?


Ao contrário do que se pensa um projeto arquitetônico não está apenas preocupado com o design e o conceito da obra, mas também procura atender as necessidades do usuário, garantir conforto térmico e luminoso, tal qual enfrentar os problemas que irão surgir a longo prazo.


Imagem 1: Corte de um projeto arquitetônico

Fonte: https://c.imguol.com/casaeimoveis/2010/11/30/projeto-executivo-de-residencia-com-telhado-em-duas-aguas-1291157744086_560x400.jpg



O Processo de criação de uma estrutura completa vai desde o levantamento de dados até a execução do projeto legalmente. Ao registrar os dados, garantimos que o projeto seja feito da forma mais segura e econômica possível. Segundo um estudo feito pela UOL, uma obra previamente calculada pode ser 30% mais segura do que uma obra sem um projeto de arquitetura e ao mesmo tempo pode ser 25% mais econômica!


Sabe o que isso significa? Que você está contratando mais segurança por menos dinheiro!


Sabia que um conserto estrutural por conta de uma obra mal executada pode custar até 10% do valor do projeto completo? Agora imagina você, tendo que desembolsar 10% do valor total da obra para consertar algo que poderia ter sido evitado previamente?


Além disso, um projeto arquitetônico inclui vários tipos de serviços, entre eles a planta baixa, que vai definir as medidas espaciais e dimensões dos ambientes no plano horizontal. A planta baixa inclui a posição das paredes, portas, vãos, janelas, etc.


Imagem 2: Parte de um projeto arquitetônico realizado por membros da Edifica Consultoria

Fonte: Acervo Edifica Consultoria

Também iremos te entregar a planta de localização e a planta de cobertura, que vão mostrar, respectivamente, a localização do projeto no terreno, com as dimensões de afastamento dos lotes vizinhos, e os detalhes do telhado com as posições das telhas e beiral.


E aí, ainda tem dúvida sobre o projeto arquitetônico? Corre pra Edifica e faça seu orçamento!

Seja seu melhor, seja Edifica.


Fonte:

https://www.archdaily.com.br/br/772532/reserva-das-palmeiras-mm-arquitetura-e-paisagismo/55dd417de58ece6d4100012b-reserva-das-palmeiras-mm-arquitetura-e-paisagismo-planta-cobertura

https://www.aarquiteta.com.br/blog/plantas-de-situacao/

https://www.vivadecora.com.br/pro/estudante/planta-baixa/amp/

https://www.mapadaobra.com.br/capacitacao/projeto-arquitetonico/

© 2016 por Edifica Consultoria.

  • Instagram - Cinza Círculo
  • Facebook - círculo cinza
  • LinkedIn - círculo cinza