top of page

DEIXA A ENGENHARIA ME LEVAR, DEIXA LEVA EU...

Tendo em vista a engenharia como uma ciência exata, seus fundamentos são exatamente os mesmo onde quer que o engenheiro esteja, seja no interior de Minas Gerais, nas grandes cidades do Brasil e até mesmo nas grandes metrópoles do mundo. Sendo assim, uma opção viável para a engenharia é a busca por ofertas de trabalho que extrapolam as barreiras nacionais, buscando vagas de emprego em países como Estados Unidos, Canadá, Inglaterra, entre muitos outros.

O objetivo deste blog é justamente mostrar algumas opções para você, jovem engenheiro (sim, você mesmo doidão), para que você (já falei que é tu, rapaz) possa abrir seus horizontes e ter opções que imagino que nem você sabia que poderia ter, ou até mesmo acender uma lampadazinha, para que você busque opções que possam ser agradáveis e atendam às suas demandas. Então, sem mais enrolação (que é uma enrolação por si só), bora começar com essa listinha.


1º país: Nova Zelândia (Oceania)


Tendo a Nova Zelândia como nossa primeira opção, este é um país muito menor que o Brasil em termos de população e território, porém, não fica pra trás em nada quando o assunto é ofertas de trabalho. O país tem o ramo de construção civil como o quinto mais desenvolvido no país, e emprega mais de 750.000 pessoas. Tendo alcançado a marca de 43,2 bilhões de dólares movimentados no ramo em 2019, e tendo 55% das construções sendo residencial, o mesmo se encontra aquecido e com muitas expectativas de investimentos governamentais no setor, com a finalidade de ajudar a economia do país a retomar o crescimento após a pandemia.


Figura 1: Capital da Nova Zelândia, Wellington, em 2019, após o crescimento do do setor de construção civil no país. Fonte: Google Imagens


2º país: Estados Unidos (América do Norte)


Outro país que se destaca no ramo da construção civil é os Estados Unidos, que dispensa apresentações. No país, o ramo é gigantesco, ainda mais no ramo de reformas, uma vez que muitas vezes, a estrutura das construções são mantidas, mudando muitas vezes a interior das casas. Construções de grande porte também são (e sempre foram) uma tendência no país, uma vez que, com a chegada de tantos imigrantes todo o ano, os prédios são as opções mais viáveis para acomodação dos mesmos. Em termos de salário, temos que engenheiros com conhecimento de pisos de concreto ganham em média 900 dólares semanais, enquanto no Brasil, a média salarial é bem inferior.


Figura 2: Construção de casa em conjunto residencial no interior dos Estados Unidos. Fonte: Google Imagens


3º país: Canadá (América do Norte)


Por fim, temos o Canadá, que tem se tornado uma das maiores tendências para imigração, uma vez que é um país em crescimento acentuado nos últimos anos. E no ramo de construção civil, este tem se tornado um destaque, pela falta de mão de obra qualificada, fazendo com que o país busque imigrantes para exercer as funções necessárias. Dado a diversidade das províncias do Canadá (similar a divisão de estados que temos no Brasil), as estruturas tendem a mudar um pouco, porém relacionadas a demandas específicas, como barragem, pontes, entre outros, tendo em todos os casos a construção residencial como principal foco do setor.


Figura 3: Construção de casa com estrutura de madeira, o estilo mais popular de casa no país. Fonte: Google Fotos


Algumas informações importantes

Devemos sempre lembrar que embora a engenharia civil seja uma uma ciência universal, os materiais, normas técnicas e controles de regularidade não são, e que por isso, o engenheiro deve ler e descobrir sobre as legislações vigentes, inclusive para que este possa ser aprovado como engenheiro no país, existem processos burocráticos que, na maioria das vezes, envolvem o CREA, e por isso, é sempre bom dar uma olhada nos detalhes antes de fazer as malas.

Mas e aí, já decidiu onde a engenharia vai te levar...?


Referências


CANADÁ, Empreender no (org.). Construção civil no Canadá: conheça a composição das casas de madeiras. Disponível em: https://empreendernocanada.com/construcao-civil-no-canada-casas-de-madeiras/. Acesso em: 13 mar. 2022.


DAU, Gabriel. Canadá oferece oportunidades de emprego para imigrantes qualificados. Disponível em: https://www.jornalcontabil.com.br/canada-oferece-oportunidades-de-emprego-para-imigrantes-qualificados/. Acesso em: 13 mar. 2022.


GOVERNMENT, New Zealang. Construction Jobs. Disponível em: https://www.newzealandnow.govt.nz/work-in-new-zealand/job-market-key-industries/construction. Acesso em: 13 mar. 2022.


INVESTIMENTO, Guia de (comp.). Quanto custa abrir uma empresa nos Estados Unidos. Disponível em: https://americaexpert.com/por-que-o-mercado-de-construcao-civil-americano-e-visado-por-brasileiros/. Acesso em: 13 mar. 2022.


64 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
Site nuevo (1).png
pngwing.com.png
bottom of page