• Lara Biasutti

TIPOS DE TERRENO: QUAL O SEU?

É muito recorrente as pessoas confundirem lote e terreno, pensando ser a mesma coisa. Eles estão relacionados e dependem um do outro, porém não possuem o mesmo significado. Para não nos confundirmos mais, é só lembrar que o lote é uma divisão do terreno, e que a junção de vários lotes forma uma quadra.


Já o terreno é um grande pedaço de terra, rural ou urbano, reservado para a construção de imóveis, sendo eles comerciais ou residenciais. Neste lugar, podem ser erguidas variadas obras, ou então ser realizada a criação de animais ou plantações – como é comum em áreas rurais.


Na imagem abaixo, podemos observar que toda a região representa um terreno. Já os lotes são representados por vários retângulos, de diferentes tamanhos.



Fonte: https://agcurbanismo.com.br/2019/wp-content/uploads/2019/03/10-1024x603.jpg


MAS QUAIS OS TIPOS DE TERRENOS QUE EXISTEM?


Através do viés topográfico, podemos classificar os terrenos em três tipos:


  • Plano;

  • Aclive;

  • Declive.



Terreno Plano:

O terreno plano tem o nível topográfico alinhado com a rua. Esse tipo de terreno acaba oferecendo mais liberdade para executar a maioria dos projetos arquitetônicos. Desse modo, muitas vezes já dispensa gastos com terraplanagem ou muro de arrimo.


A principal vantagem é a economia na etapa da fundação em si, pois dependendo do solo do terreno, poderá ser feito de forma mais econômica e sem muita complexidade. Vale ressaltar que não possui um bom escoamento, então em muitos casos é interessante elevar a construção em relação ao nível da rua, evitando assim água parada.



Fonte: Acervo Pessoal



Terreno em Aclive:

Em terreno com aclive, o nível do fundo do lote é elevado em relação a rua. Dependendo da inclinação do terreno, deverá ser feita uma terraplanagem para nivelar o lote e tornar-se possível e segura a construção. Outra solução seria aproveitar este desnível existente e levar em conta a inclinação do terreno, fazendo os cortes de terra necessários para a implantação do projeto.


Essa movimentação de terra pode gerar um custo a mais na obra, devido a complexidade e mão de obra especializada. Além disso, é comum precisar de estruturas de contenção (muro de arrimo) e de drenagem.


As casas acima do nível da rua valorizam a fachada, por sua maior elevação, proporcionando assim uma fachada imponente, as vezes dando a impressão de que a casa é maior do que realmente é. Outro ponto interessante para se destacar é que construções em aclive acabam gerando uma “vista privilegiada”, ultrapassando o olhar pelo muro e tendo acesso ao que está ao redor.


Fonte: Acervo Pessoal



Terreno em Declive:

Em terreno com declive, o nível do fundo do lote é abaixo do nível da rua. Apesar desse desnível, que muitas das vezes é acentuado, conseguimos fazer um bom aproveitamento do espaço. Uma solução para este problema é o nivelamento, adicionando mais terra e construindo um muro de sustentação ou arrimo. Outra opção é manter o declive original do terreno e projetar a construção em mais de um nível, como se fosse um sobrado no sentido diagonal.


Nos dois casos, é necessário um projeto muito bem feito e executado, garantindo um resultado final incrível. Nestes terrenos, normalmente a privacidade no interior da casa é maior, além de facilitar o cultivo de jardins. Porém, um grande problema a ser resolvido é o escoamento da água e do esgoto, mas nada impossível de ser resolvido com um bom engenheiro.


Fonte: Acervo Pessoal



E aí, descobriu qual é o seu? Massa demais! Cada um com suas particularidades e belezas diferentes. Tenho certeza que você é feliz com a sua obra!!


Ainda não tem o seu terreno? É um sonho construir aquela casa bacana? Aquele escritório aconchegante? Chama a gente pra ajudar a realizar o seu sonho!!! A Edifica Consultoria está pronta para melhor adequar os seus projetos e desejos e até mesmo te ajudar a escolher qual terreno é o ideal para você.


Se deseja saber algo mais, ou tirar uma dúvida, não hesite em nos procurar. A Edifica Consultoria está à sua disposição!






Fontes:

RETONDO, Lucas. Escolha do terreno: a etapa mais importante da construção! Disponível em: https://construindocasas.com.br/blog/preparacao/escolha-do-terreno/. Acesso em: 02 jun. 2021.

E.A.. A verdade sobre a escolha do melhor tipo de terreno para uma obra. 2019. Disponível em: https://entendaantes.com.br/a-verdade-sobre-a-escolha-do-melhor-tipo-de-terreno-para-uma-obra-voce-ja-escolheu-o-seu/. Acesso em: 02 jun. 2021.

STÉFANI CONSTRUTORA. Qual a diferença entre lote e terreno? 2019. Disponível em: https://www.construtorastefani.com.br/site/blog/qual-a-diferenca-entre-lote-e-terreno/. Acesso em: 02 jun. 2021.


164 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
001.png