top of page

TELHADO VERDE: O QUE É? VALE A PENA?

Como citado em um post anterior sobre jardim vertical, a parede verde está se tornando cada vez mais comum e vem ganhando muito sucesso. Hoje vamos falar de outra novidade parecida que também é muito bonito, além de ser eficaz e útil para este verão. Curiosos??


Sim, vamos falar dele, o telhado verde! Não é muito comum, porém, vem se tornando cada vez mais uma tendência e vem ganhando espaço considerável nas construções. Mas o que é telhado verde? E qual seu diferencial para ter ganhado espaço nas obras?


O telhado verde nada mais é do que uma cobertura do telhado, que ao invés de ter somente aço, cerâmica ou outro material duro, é na verdade, como o nome já indica, formado por uma camada de plantas. A partir dele é possível ter várias vantagens que podem ajudar no seu bolso e no seu dia a dia, além de ser lindo e trazer um ar inovador para sua casa.


Como o telhado verde funciona?

É um processo muito tecnológico e é composto por 7 camadas de materias: o telhado, a membrana a prova d’agua, barreira contra raízes, sistema de drenagem, tecido permeável, terra e por fim a nossa linda vegetação, que deve que ser escolhida com um cuidado especial.


Sua camada inferior será o telhado, podendo ser a laje ou a lajota de cerâmica, que vai servir de base para outros materiais.


Logo após vem a membrana a prova d’agua, para proteger a edificação e nenhuma humidade ultrapassar esse limite.


A camada seguinte vai auxiliar na contenção das raízes, já o sistema de drenagem é responsável por drenar, ou escoar, a água captada da chuva que ficou ali parada, impedindo assim futuros alagamentos.


Vamos chegando ao fim e temos o tecido permeável. Ele vai servir como base para colocar a terra que tem como função proteger, manter viva e respirando nossa última e não menos importante camada que são elas, as nossas especiais plantinhas.


Para a escolha das plantas deve-se ter um cuidado especial, pois elas têm que ter raízes menores e que sejam suficientemente fortes para aguentar essa exposição solar frequentemente.


Quais as vantagens do telhado verde?

As vantagens são inúmeras e vamos citar algumas aqui para você:

  • Conforto térmico: O clima dentro da edificação fica mais ameno, ótimo para esse verão. E também ajuda a manter a temperatura em dias mais frios.

  • Conforto acústico: Protege a casa de poluição sonora da vizinhança, servindo como um isolante acústico.

  • Menor poluição/qualidade de vida: Retem a poeira e a poluição, deixando o ar mais puro, consequentemente, melhorando sua qualidade de vida.

  • Visual diferenciado: Você vai ter uma casa diferenciada, dando um ar totalmente novo, tranquilizante e empático. E vamos falar é lindo, né!

  • Diminuição do consumo de água potável: Ajuda na filtragem da água da chuva que pode ser guardada e depois reutilizada. Diminuindo também no seu bolso.


"Tenho que fazer manutenção?"

Aqui vem a desvantagem, pois é necessário, sim, fazer manutenção. Especialistas recomendam que seja de uma a duas vezes por ano, para verificar se tem espécies de plantas indesejadas e se estão saudáveis.


Conclusão

O telhado verde é capaz de deixar sua casa com um ar totalmente renovado, bonito e moderno. Trazendo paz e tranquilidade para o local. Além disso tem várias outras vantagens que faz com que sua desvantagem passe despercebida.


Mas e você o que acha? Faria na sua casa? Deixe nos comentários!




 

REFERÊNCIAS:


SOUZA, Kym; COELHO, Yeska. Telhado Verde: O que é e quais as vantagens. Casacor, 2021. Disponível em: https://casacor.abril.com.br/sustentabilidade/telhado-verde-o-que-e/. Acesso em: 01 out. 2021.

ANVERSA, Giseli B. et al. Telhado Verde – Vantagens e desvantagens. Sierge, 2020. Disponível em: https://www.sienge.com.br/blog/telhado-verde/. Acesso em: 29 set. 2021

CAMARGO, Júlia. Telhado verde: ajuda mesmo ou é papo furado? 2020. Disponível em: https://www.projetoconstrucaomais.org/post/telhado-verde-ajuda-mesmo-ou-%C3%A9-papo-furado. Acesso em: 29 set. 2021

ECOTELHADO. Saiba as principais dúvidas sobre telhado verde. 2020. Disponível em: https://ecotelhado.com/saiba-as-principais-duvidas-sobre-telhado-verde/#:~:text=Todo%20Telhado%20Verde%20requer%20alguma,composto%20org%C3%A2nico%20em%20pequena%20quantidade. Acesso em: 30 set. 2021.


168 visualizações1 comentário

Posts recentes

Ver tudo
Site nuevo (1).png
pngwing.com.png
bottom of page