top of page

Por que fazer um Projeto de Prevenção ao Pânico e Incêndio?

O mercado está cada vez mais competitivo e cada diferencial tem se tornado importante na busca por fregueses. Agregue valor ao seu negócio através do oferecimento de segurança ao seu cliente. E para que você fique por dentro de tudo, a Edifica preparou uma matéria sobre o Projeto de Prevenção ao Pânico e Incêndio. Continue lendo:


Tudo o que você precisa saber sobre o Projeto de Segurança Contra Pânico e Incêndio:


O QUE É O PROJETO DE SEGURANÇA CONTRA INCÊNDIO E PÂNICO?


O projeto de prevenção ao pânico e incêndio engloba as necessidades e requisitos da edificação referentes ao sistema de combate a este tipo de situação, regularizando o imóvel perante a Lei Estadual nº 14.130/2001 e o Decreto Estadual nº 46.595/2014.


COMO REGULARIZAR MINHA EDIFICAÇÃO?


Toda edificação de uso coletivo (residencial, comercial, industrial, etc.) deve possuir o Auto de Vistoria do Corpo de Bombeiros – AVCB, de acordo com as leis vigentes em Minas Gerais. Nesse sentido, para que se tenha o documento, um engenheiro legalmente habilitado deverá elaborar o Projeto de Segurança Contra Incêndio e Pânico. Por fim, após aprovado pelo Corpo de Bombeiros, o projeto deve ser executado e, ao final da execução, deve ser solicitada a vistoria dos Bombeiros. Dessa forma, a emissão do AVCB só será possível após a verificação da conformidade do projeto já executado com as leis e normas estabelecidas para o município e para o estado em que se encontra.


O QUE É O AUTO DE VISTORIA DO CORPO DE BOMBEIROS – AVCB?


É o documento que comprova que o imóvel possui condições seguras para fuga em caso de pânico, acesso fácil para o Corpo de Bombeiros, além de equipamentos para combate a incêndio, como, por exemplo, sinalização, extintores de incêndio, mangueiras de incêndio, detector e alarme de incêndio, portas corta fogo, iluminação de emergência e bombas hidráulicas.


POR QUE PRECISO DO AVCB?

O Auto de Vistoria do Corpo de Bombeiros comprova que a edificação está devidamente vistoriada e liberada para funcionamento/habitação. Sendo assim, os imóveis que não possuem o AVCB estão sujeitos, em caso de fiscalização, a sanções administrativas como notificação escrita, multas e até a interdição, além de impedir que seu estabelecimento possua alvará de funcionamento.


POR QUE O PROJETO DE INCÊNDIO É TÃO IMPORTANTE?


A Lei Estadual no 14.130/2001 e o Decreto Estadual no 46.595/2014 determinam que toda edificação destinada ao uso coletivo deve ser regularizada junto ao CBMMG (Corpo de Bombeiros Militar de Minas Gerais). Dessa maneira, empreendimentos que estão com situação irregular no âmbito do Projeto de Prevenção e Combate a Incêndio e Pânico estão passíveis de ter, no caso de uso comercial, seu alvará de funcionamento suspenso e, no caso de uso residencial, não obtenção da Certidão do Habite-se, além de multas. Além de prejuízo econômico, sua edificação oferece risco às pessoas que a frequentam. Nesse sentido, ao garantir que seus clientes estão seguros, seu imóvel passa credibilidade ao seu público, agregando ainda mais valor ao seu empreendimento. Dessa maneira, tal projeto garante preservação da sua edificação e proteção do seu estoque e bens, além de permitir que as pessoas transitem com segurança em quaisquer situações.


Se identificou com algum desses problemas? Precisa de ajuda regularizar seu imóvel quanto ao AVCB?


E aí, seu imóvel possui Projeto Contra Pânico e Incêndio? Não? A Edifica Consultoria oferece esse serviço pra você não se preocupar mais: elaboramos o projeto juntamente com Engenheiros devidamente qualificados e oferecemos todo o suporte jurídico necessário para que se consiga o AVCB. E claro, com aquele preço camarada! Faça seu pré-orçamento conosco e livre-se desse problema.



1.228 visualizações0 comentário
Site nuevo (1).png
pngwing.com.png
bottom of page