top of page

O QUE É UMA MAQUETE ELETRÔNICA?

Inovação na engenharia: Maquete eletrônica


Com tantas inovações no mercado, a Engenharia Civil está em evolução constante nos últimos anos, buscando melhorias que vão desde materiais de construção mais baratos, leves e resistentes, até a forma de apresentação de um projeto para o cliente, como maquetes realistas.


A maquete eletrônica é uma ferramenta interessante, pois apresenta uma perspectiva realista, de forma que o cliente possa ter uma ótima visualização do resultado de um projeto, antes mesmo deste começar a ser executado. Além disso, ao representar a construção tridimensionalmente é possível obter um melhor planejamento do projeto, evitando possíveis erros e retrabalho. Dessa forma, torna-se possível focar na excelência das soluções com muito mais praticidade.

Alguns dos softwares utilizados para fazer maquetes são:


AutoCAD: Programa que permite desenhos 2D e 3D, sendo mais utilizado para desenhos técnicos.


Revit: É um software completo e que vem conquistando engenheiros e arquitetos pela sua riqueza de detalhes. Além disso, ele utiliza o conceito BIM (Building Information Modeling ou Modelagem da Informação da Construção) de construção inteligente que armazena todas as informações e permite o trabalho simultâneo e em conjunto de projetistas.


SketchUp: É usado para fazer modelagens e desenvolver maquetes com facilidade, além de ter uma biblioteca completa de móveis, vegetações, automóveis, etc. Além disso, esse software utiliza BIM.


Archicad: Foi o primeiro programa a utilizar o conceito BIM. Permite modelagem e criação de grandes projetos, utilizados principalmente por arquitetos.


Atualmente, a Edifica trabalha principalmente com o AutoCAD. Entretanto estamos buscando sempre evoluir e estudando o software Revit para implementar aos nossos projetos. Para entender melhor este tema, temos a seguir um dos nossos projetos:


Terreno antes da execução do projeto

Planta baixa do 1º pavimento da galeria

Fachada da galeria

Maquete eletrônica da galeria


Agora na Black November, além do desconto de 15% em qualquer projeto, estamos oferendo como bônus, maquete eletrônica para projetos arquitetônicos. E aí, vai ficar de fora dessa?


Seja seu melhor, seja Edifica.

50 visualizações0 comentário
Site nuevo (1).png
pngwing.com.png
bottom of page