top of page

O QUE É UMA MAQUETE ELETRÔNICA?

Inovação na engenharia: Maquete eletrônica


Com tantas inovações no mercado, a Engenharia Civil está em evolução constante nos últimos anos, buscando melhorias que vão desde materiais de construção mais baratos, leves e resistentes, até a forma de apresentação de um projeto para o cliente, como maquetes realistas.


A maquete eletrônica é uma ferramenta interessante, pois apresenta uma perspectiva realista, de forma que o cliente possa ter uma ótima visualização do resultado de um projeto, antes mesmo deste começar a ser executado. Além disso, ao representar a construção tridimensionalmente é possível obter um melhor planejamento do projeto, evitando possíveis erros e retrabalho. Dessa forma, torna-se possível focar na excelência das soluções com muito mais praticidade.

Alguns dos softwares utilizados para fazer maquetes são:


AutoCAD: Programa que permite desenhos 2D e 3D, sendo mais utilizado para desenhos técnicos.


Revit: É um software completo e que vem conquistando engenheiros e arquitetos pela sua riqueza de detalhes. Além disso, ele utiliza o conceito BIM (Building Information Modeling ou Modelagem da Informação da Construção) de construção inteligente que armazena todas as informações e permite o trabalho simultâneo e em conjunto de projetistas.


SketchUp: É usado para fazer modelagens e desenvolver maquetes com facilidade, além de ter uma biblioteca completa de móveis, vegetações, automóveis, etc. Além disso, esse software utiliza BIM.


Archicad: Foi o primeiro programa a utilizar o conceito BIM. Permite modelagem e criação de grandes projetos, utilizados principalmente por arquitetos.


Atualmente, a Edifica trabalha principalmente com o AutoCAD. Entretanto estamos buscando sempre evoluir e estudando o software Revit para implementar aos nossos projetos. Para entender melhor este tema, temos a seguir um dos nossos projetos:


ree

Terreno antes da execução do projeto

ree

Planta baixa do 1º pavimento da galeria

ree

Fachada da galeria

ree

Maquete eletrônica da galeria


Agora na Black November, além do desconto de 15% em qualquer projeto, estamos oferendo como bônus, maquete eletrônica para projetos arquitetônicos. E aí, vai ficar de fora dessa?


Seja seu melhor, seja Edifica.

 
 
 

Comentários


Logo Edifica Consultoria
Logo Whatsapp

© 2025 por Edifica Consultoria.

  • YouTube - círculo cinza
  • Instagram - Cinza Círculo
  • Facebook - círculo cinza
  • LinkedIn - círculo cinza
bottom of page