• Gabriel Meireles

A HISTÓRIA DA EDIFICA CONSULTORIA

O que é uma Empresa Júnior?


As Empresas Juniores (EJs) são associações sem fins lucrativos e com fins educacionais formadas por alunos de graduação de um ou mais cursos integrados e orientadas por professores de suas respectivas áreas. Elas têm por propósito, desenvolver seus membros a partir da vivência empresarial e execução de projetos os preparando para o mercado de trabalho. No Brasil, as EJs são regulamentadas por lei desde 2016 (Lei Nº 13.267), onde estão expressos todos os direitos e deveres de uma Empresa Júnior. Esta lei foi um grande passo que marcou a consolidação e o reconhecimento do Movimento Empresa Júnior no país.


Todo o faturamento das empresas juniores provém da entrega de projetos específicos de suas áreas de atuação. Porém, como a finalidade é o desenvolvimento de seus membros, todo lucro obtido é revertido em atividades-fim da empresa, como capacitações dos membros, materiais necessários para execução dos projetos e participação em eventos que contribuam para o desenvolvimento de cada um. Dessa forma, cada empresa júnior está alinhada com o propósito do Movimento Empresa Junior (MEJ) de transformar o Brasil em um país mais empreendedor.



A Edifica Consultoria


Antes mesmo da fundação da Edifica, a primeira tentativa da criação de uma empresa júnior no curso de engenharia civil da UFV foi com a Civil Jr. Como não houveram registros na época, não existem documentos que datem a fundação desta primeira EJ. Porém, em 2012, por iniciativa de outros alunos do curso, foi dado início a ideia de fundar uma nova empresa júnior para o curso.


Como já havia se perdido informações sobre os processos da Civil Jr e a imagem que se tinha não era de algo consolidado, estes alunos chegaram com a ideia de criar uma empresa júnior com uma cara nova. Iniciaram então o processo de fundação da EJ com todas suas regulamentações necessárias e com o intuito de dar aos alunos do curso de Engenharia Civil uma vivência com o mercado de trabalho e ao mesmo tempo empenhada em atender as demandas de clientes na cidade de Viçosa. Assim, em 19 de março de 2013 foi oficialmente assinado o termo que regulamentava o nascimento da Edifica Consultoria.


No entanto, por muito tempo a Edifica atuou de forma muito interna na universidade, muitas vezes em frentes acadêmicas e uma baixa atuação no mercado de fato. Até 2018 a atividade da EJ se fez majoritária no auxílio e na organização de eventos acadêmicos, cursos e palestras.


A chave de virada desse cenário se fez em em agosto de 2018, com a participação de 11 membros da Edifica no ENEJ (Encontro Nacional de Empresas Juniores), que aconteceu em Ouro Preto, MG. Nesse momento, os membros puderam ter um contato com todo o MEJ e uma visão de o quanto a empresa poderia fazer muito mais saindo dessa inércia que se encontrava.



Time Edifica presente no Encontro Nacional de Empresas Juniores de 2018

A partir daí a Edifica buscou se fazer muito mais presente no Movimento, até que em 2019 conseguimos a tão sonhada federação junto a FEJEMG. Isso representou mais um passo muito importante nessa trajetória.


Desde então, com o propósito de trazer uma experiência empresarial aos alunos a partir da elaboração de projetos que impactam a sociedade, a Edifica vem se moldando a cada dia. Buscamos então, melhorias para cada vez mais ser a melhor vivência - tanto empresarial quanto pessoal - para nossos membros e entregando a melhor experiência possível aos nossos clientes.


Se ficou interessado pela nossa história, em como atuamos em Viçosa e região na entrega de soluções em engenharia civil e ainda deseja fomentar a educação no Brasil, entre em contato e peça seu orçamento gratuito!






Posts recentes

Ver tudo