top of page

Construção Off-Site: A revolução na forma de construir

Descubra como a inovação na Construção Civil pode mudar a cara dos canteiros de obra, trazendo mais praticidade e eficiência


No mundo atual, estamos passando por constantes mudanças, principalmente devido à evolução tecnológica, que vem alterando constantemente nossa forma de viver. Com isso, na construção civil, não é diferente, todos os dias surgem novas inovações nessa área. As construções "Off-Site" são um exemplo disso, consistindo em uma nova abordagem para a maneira como construímos nossas casas e edifícios. Esqueça os tradicionais canteiros de obras, pois nessa abordagem a construção ocorre fora do local de construção.

Ao decorrer deste blog, será abordado como é o conceito desse tipo de construção, analisando suas vantagens e desvantagens, e mostrando porque é ela é uma tendência para a construção civil.


Figura 1 - Guindaste colocando a peça no local de obra.

 

Como funciona?


A construção Off-Site, analisando o seu termo, significa "Fora do local". Imagine construir uma casa na qual a construção não ocorre no canteiro de obras tradicional. Basicamente, as "peças" da obra são planejadas e fabricadas em uma indústria especializada que prioriza a qualidade e o acabamento. Somente após essa etapa, elas são montadas no local de construção, seguindo o mesmo princípio da brincadeira de montar blocos de Lego (encaixando as peças).


Figura 2 - Indústria especializada em construção Off-site.

 

Vantagens


  1. Sustentabilidade: Nas construções off-site, devido ao planejamento minucioso, busca-se minimizar os desperdícios. Além disso, por serem realizadas em ambientes industriais, geram menos entulho, consomem menos água e são mais eficientes em termos energéticos, tornando-se uma opção vantajosa para o meio ambiente.

  2. Tempo: Comparadas às construções de alvenaria convencional, as construções pré-fabricadas têm prazos de entrega significativamente mais curtos.

  3. Mobilidade: Projetos construídos com essa abordagem podem ser montados, desmontados e facilmente transportados para outros locais.

  4. Orçamento Assertivo: Nas obras tradicionais, é comum exceder o orçamento previsto, mas nas construções off-site, é possível ter uma visão precisa dos custos dos insumos na obra, resultando em um orçamento mais preciso.

 

Existem desvantagens?


Apesar de ser um modelo de construção bem interessante que oferece inúmeros benefícios, ainda sim existe desvantagens que precisam ser consideradas quando for escolher esse modelo. Sendo elas:

·       Local da indústria: A distância entre a indústria especializada e o canteiro de obras representa um desafio significativo, pois precisa de um extenso planejamento logístico. Isso envolve o uso de grandes caminhões para transporte, e quanto maior a distância, maior será o custo desse serviço.

·       Mão de obra especializada: A montagem requer precisão e assertividade, por isso, é essencial contar com a mão de obra especializada. No entanto, em diversas regiões, é desafiador encontrar profissionais qualificados para essa tarefa.


Figura 3 - Transportes das peças da construção civil.

 

Construção Off-Site no Brasil


O Brasil, devido à sua industrialização tardia, enfrenta desafios na modernização do setor de construção, refletindo um certo atraso em relação a países desenvolvidos. Apesar disso, a construção off-site, vem encontrando o seu lugar no país, mesmo que ainda seja pouco expressivo em comparação com outros métodos construtivos.

A demanda crescente e a evolução da indústria indicam um potencial promissor, mas construtoras devem pesquisar minuciosamente para garantir a adequação dessa tecnologia aos seus projetos, preparando-se para investimentos futuros e oportunidades no setor.

 

Bibliografia


Szarnik, Amanda. Construção Off-Site: o que é? Como funciona?, Obra Prima, 26 de outubro de 2021. Disponível em: https://blog.obraprima.eng.br/construcao-off-site-o-que-e-como-funciona/  . Acesso em: 20 de outubro de 2023.


Nakamura, Juliana. Construção off-site: o que é, para que serve e muito mais, Sienge, 01 de setembro de 2022. Disponível em: https://www.sienge.com.br/blog/construcao-off-site/ . Acesso em: 20 de outubro de 2023.


Construção off-site: Versatilidade e inovação. Isobloco, 14 de dezembro de 2021. Disponível em: https://www.isobloco.com.br/2021/12/construcao_off_site/. Acesso em: 06 de novembro de 2023.

 

 

 

61 visualizações1 comentário

1 Comment


Felipe Matos
Felipe Matos
Nov 25, 2023

amei o tema!!

Like
Site nuevo (1).png
pngwing.com.png
bottom of page