• Lisandra Oliveira

OBRA SEM PROJETO

Atualizado: Set 30

A construção de um imóvel é muitas vezes a realização de um sonho de alguém que trabalhou muito, poupou dinheiro e abriu mão de viagens e passeios por anos. Será que vale a pena ter dor de cabeça por acreditar que ter um projeto é opcional?


Quando pensamos em construir, geralmente nos preocupamos em comprar um terreno, contratar um pedreiro para executar a obra, ter dinheiro para comprar os materiais necessários... Mas e ai? Quem vai dizer quais materiais mais indicados, ou até mesmo quantificá-los? Quem vai saber se o terreno é apropriado para o tipo de construção que você quer adaptar o que for necessário, gerenciar o tempo, aproveitar bem o espaço disponível e até mesmo garantir que seja feita uma edificação segura? Esquecemos-nos, ou desconhecemos a importância do principal: elaboração de um projeto para a obra, feito por um (a) engenheiro (a) civil.



ECONOMIA


Engana-se quem pensa que está economizando pulando a etapa da elaboração de um projeto para obra. Uma obra sem planejamento adequado com certeza lhe fará desperdiçar materiais, serviço e, principalmente, paciência. Apenas um profissional formado na área saberá avaliar as possibilidades de construção, prever possíveis problemas e evitar que os mesmos apareçam, quantificar e escolher os melhores materiais, além de se prevenir da necessidade de realizar reformas futuras (que, cá entre nós, ninguém gosta).



LEGISLAÇÃO


“Tá tudo bem, não precisa gastar com engenheiro, eu mesmo faço o projeto”.

Embora você encontre muitas informações na internet e consiga até mesmo rascunhar como quer sua casa, não é suficiente para que sua obra seja construída de forma legal. Para o CREA - Conselho Regional de Engenharia e Agronomia – qualquer obra tem OBRIGATORIEDADE de possuir um engenheiro ou arquiteto já que é ele quem vai assumir a responsabilidade técnica pelos projetos e pela execução da obra. Além disso, para conseguir o alvará de construção você precisa ter um projeto aprovado junto à secretaria de urbanismo do seu município.


Se houver uma fiscalização e detectarem que a sua obra não tem um engenheiro responsável, bem como um projeto você pode receber multa e até mesmo ter o imóvel demolido, sem contar que se você mesmo fizer o projeto ou realizar funções que não cabem a sua profissão é contravenção penal prevista em lei com pena de prisão simples de 15 dias a 3 meses ou multa.


Imagem 1: Fiscalização em obra

Fonte: https://veja.abril.com.br/blog/radar/stf-decide-se-crea-pode-cobrar-taxa-para-fiscalizar-obras/

LINK DESSA NOTÍCIA: TAGS : http://www.crea-mg.org.br/index.php/comunicacao/assessoria-de-imprensa/releases/657-crea-minas-realiza-fiscalizacao-em-vicosa-e-regiao


SEGURANÇA


O engenheiro civil tem os conhecimentos necessários para fazer o projeto de forma segura, seguindo todas as normas técnicas necessárias para tal. Você tem a garantia da melhor proteção para os funcionários durante a construção da obra e também para as pessoas que vão utilizar a edificação depois de pronta.


COMO TER UMA OBRA DE SUCESSO?


FAÇA UMA CONSULTORIA. O primeiro passo é conversar com quem entende do assunto, tirar todas as suas dúvidas, apresentar suas ideias e necessidades bem como ter a segurança de que sua obra será executada de maneira profissional, segura, de acordo com a lei e o mais importante: SEM DESPERDÍCIO DE DINHEIRO!


Você sabia que o time Edifica Consultoria realiza os serviços necessários para a sua obra com o preço abaixo do valor de mercado? Desenvolvemos a planta baixa e o projeto estrutural, hidrossanitário e elétrico da edificação e estimamos as quantidades de materiais a serem gastas na execução da obra. Além disso, fazemos a reunião dos documentos necessários, elaboramos alguns outros que são exigidos e assessoramos o cliente para a regulamentação da construção junto aos órgãos competentes.


Confira nossas redes sociais e agende uma visita, teremos o maior prazer em ajudá-lo!


Seja seu melhor, seja Edifica.


Fontes:

https://carlalimainteriores.com.br/obra-sem-projeto-por-que-nao-vale-a-pena/

https://carlalimainteriores.com.br/obra-sem-projeto-por-que-nao-vale-a-pena/

http://www.forumdaconstrucao.com.br/conteudo.php?a=43&Cod=1219













© 2016 por Edifica Consultoria.

  • Instagram - Cinza Círculo
  • Facebook - círculo cinza
  • LinkedIn - círculo cinza