top of page

Qual a importância da Engenharia Civil para a sociedade?

Uma boa maneira de reconhecer os méritos de uma profissão é exercitar seu pensamento e imaginar como seria a sociedade caso ela não existisse. Então, vamos lá?! Caso não houvesse engenheiro civil provavelmente o planejamento elétrico e hidráulico da sua residência não poderia ser feito. Ou mais, sua residência também não iriar existir. Além disso, as ruas, o serviço de esgoto, as pontes e até mesmo a comunicação estariam ameaçados caso não houvesse essa atividade.

A Engenharia Civil é a área de maior importância quando o assunto é estrutura. Ela permite que projetos e construções de edifícios, estradas, túneis, metrôs, barragens, portos, aeroportos entre outras obras possam ser feitos. Escolher os lugares mais apropriados para uma construção, verificar a solidez e a segurança do terreno e do material usado na obra e fiscalizar o andamento do projeto também são atribuições dessa área.

Assim, a existência das cidades é muito atrelada com o progresso dessa profissão. Porém, essa atividade vai muito além do mérito das construções. Ela mostra que é necessário um planejamento a fim de facilitar nosso cotidiano. Precisa-se de pensar, calcular, testar e até mesmo tentar adivinhar futuras complicações para que a nossa rotina seja mais agradável. Isso evita problemas, desgastes e falhas, faz com que vivamos com menos estresses e tensões. Esse tipo de pensamento proativo não deve ser uma exclusividade da Engenharia Civil, deve também estar na cabeça de todos vocês que estão lendo esse blog. Logo, se permita ser também um pouco de engenheiro civil e planejar uma parcela do seu dia, ou seja, pensar antes, e quem pensar antes executa melhor. Essa é a ideia que todo profissional dessa área se baseia.

Outra maneira de se reconhecer a utilidade da Engenharia Civil é analisando os casos em que esta foi mal empregada ou até mesmo não usada. Um deles foi a queda de um prédio em Volta Redonda-RJ com oito mortes. As causas foram a falta de coordenação geral para delegar as funções específicas para os responsáveis, além da não existência de análise do solo, utilização de traço incorreto com adição de água excessiva, inexistência de cálculo estrutural, falta de vibração e cura do concreto. Mais um caso foi o desabamento do Pavilhão da Gameleira em fase de construção, considerado o maior desastre da construção civil no Brasil, onde morreu 61 operários e 50 ficaram feridos. A verificação do projetou indicou uma falha nas vigas principais que sofriam tensões excessivas em algumas regiões. Visto esses dois fatos, fica claro que o engenheiro civil possui um papel fundamental na formação da sociedade.

Apesar do breve texto que pude escrever, espero que você tenha mudado um pouco sua opinião sobre a Engenharia Civil ou mesmo começado a vê-la com outros olhos. Muitas vezes não damos o valor adequado para certos profissionais, em qualquer área de atuação, procurando sempre o serviço mais ´barato`, exigindo de qualquer forma um tempo muito curto e ´desmerecendo` a importância daquela atividade. Essas atitudes não levam em consideração o tempo que aquela pessoa utilizou para de capacitar, sua importância e seu risco. Assim, analise melhor sua situação, talvez o mais barato pode ser o mais custoso e o que mais acarrete riscos.

Fontes:

http://www.crea-sc.org.br/portal/index.php?cmd=artigos-detalhe&id=1165#.Ww7gpUgvzIU

https://pt.slideshare.net/weberab/acidentes-26870921

5.590 visualizações0 comentário
Site nuevo (1).png
pngwing.com.png
bottom of page