• Marcelo Martins

Os 3 erros mais comuns que geram transtornos em obras


1-Falta de projeto:

Iniciaremos com esse tópico pois ele engloba praticamente todos que estão listados a seguir, e portanto, é um dos mais importantes para que a execução de sua edificação não acabe se tornando um grande estresse. Nessa perspectiva, dar início a uma obra sem ter um projeto definido é um erro grave e muito comum que gera consequências drásticas e, até mesmo, cômicas para sua construção ou reforma. Além disso, sempre tem aquele amigo da família que conhece um pedreiro que dá um “jeitinho” em tudo. Cuidado! Às vezes o barato sai caro! Mesmo que o conhecido seja experiente, é melhor consultar um engenheiro. Ele sim poderá conduzir sua obra, não apenas por questões de formalidade, mas também por segurança e detalhamento de todas as partes que comporão a intervenção construtiva.

2-Falta de quantificação de material:

Na maioria das vezes, quando não é feito um cálculo para saber a quantidade necessária de cada material que será utilizado na obra, acabam ocorrendo grandes problemas para o procedimento, como a falta de materiais ou o excedente do mesmo, o que encarece os custos e causa grande desperdício. No caso de revestimentos (como porcelanatos), avaliações equivocadas podem exigir que tenha que se comprar mais daquele produto. Porém, há casos em que o material sai de linha, dificultando a complementação da reforma ou construção. Uma alternativa para evitar perdas, é que se consulte alguma empresa de construção que possa auxiliar no cálculo.

3- Esquecer-se da parte elétrica e hidráulica da obra: Às vezes as pessoas ficam mais preocupadas com os detalhes “macro” da construção, ou seja, com a parte visível da coisa e acabam esquecendo dos detalhes “micro”, que são as instalações que ficam escondido sob o piso e dentro das paredes, vulgarmente conhecidos como canos e fiação. Mas lembre-se de que bons projetos de elétrica e hidráulica são indispensáveis para o conforto e a segurança dos moradores, além de não comprometer o âmbito estético da obra e a estrutura.


Resumindo: A ausência de profissionais da área na elaboração de um projeto pode transformar uma reforma dos sonhos em um grande pesadelo. Sendo assim, em qualquer obra ou reforma, é necessário estar atento aos detalhes do planejamento, da administração e da execução. Um pequeno deslize, ou o famoso “jeitinho”, pode ocasionar prejuízos financeiros e atrasos nos procedimentos.

Fontes: https://estilo.uol.com.br http://2.bp.blogspot.com/…/A…/7ylqcgmtauQ/s1600/SAM_0540.JPG https://i.ytimg.com/vi/raYhAHSwXDk/hqdefault.jpg http://www.meiacolher.com/ https://philipeprado.eng.br/2015/05/24/contratar-engenheiro/

109 visualizações

© 2016 por Edifica Consultoria.

  • Instagram - Cinza Círculo
  • Facebook - círculo cinza
  • LinkedIn - círculo cinza