• Guilherme Checon

TIPOS DE PISOS E A IMPORTÂNCIA DE SUA ESCOLHA CORRETA

Conheça alguns tipos de pisos e descubra qual o ideal para seu ambiente

O piso é uma parte essencial de toda obra, além dele ser o local que mais temos contato durante o dia em nossa casa, ele também dita grande parte da estética do ambiente. Isso mostra o quão importante é a escolha dos pisos que iremos utilizar em nossa obra, porém além dos fatores visuais temos que levar em consideração os fatores de resistência de cada tipo de piso, esses que vão dar longevidade a sua obra, se você fazer a escolha certa ou vão dar dor de cabeça, se você fazer a escolha errada. Então vem com a gente nesse post para você entender um pouco mais sobre alguns tipos de pisos disponíveis para uso em nosso cotidiano.


Pisos cerâmicos

Fonte: https://www.vivadecora.com.br/revista/ceramica/

Os pisos cerâmicos são um mais utilizados no Brasil devido a sua grande variação de cores, estilos, preços e locais em que podem ser aplicados. Algumas vantagens dos pisos cerâmicos são:

  • Proteção contra infiltração externa;

  • Boa resistência às intempéries e à maresia;

  • Proteção mecânica de grande durabilidade;

  • Fácil limpeza e manutenção e longa vida útil;


Como dito anteriormente esse tipo de piso possui uma variação muito grande, porém essa diversidade gera uma diferença muito nas características de cada tipo.

Como podemos ver nessa imagem, cada tipo de cerâmica apresenta uma resistência e uma porosidade específica, e quanto mais um cresce o outro cai, logo temos levar essas fatores em conta, afinal, não podemos colocar um piso de baixa resistência em uma área em que muitas pessoas vão passar durante o dia, para ajudar nessa escolha temos diversas tabelas que nos informam as características de cada tipo de cerâmica:

Fonte: Portobello

Essa tabela nos mostra a absorção de água de cada modelo e é de suma importância para escolhas de pisos para áreas molhadas.



Fonte: ABNT NBR 13818/1997

Essa tabela nos mostra os grupos de resistência a abrasão nas escala PEI (Instituto da Porcelana e do Esmalte), esses grupos variam de de nível 1 a 5, variando desde resistência baixa, onde o fluxo é em baixa quantidade e com materiais que não geram tanta abrasão, até resistência altíssima que deve ser usada em locais públicos onde centenas de pessoas passam diariamente.


O COQUE DE PETRÓLEO como Alternativa Energética
Fonte: ABNT NBR 13818/1997

E por fim, temos a tabela de coeficiente dinâmico que é basicamente o quão escorregadio aquele tipo de piso é.


Mas não pense que essas tabelas são limitantes da sua obra, pois como dito anteriormente, os pisos cerâmicos tem diversas opções de visual para toda combinação dessas características ditas anteriormente, todas elas estão escrita na embalagem e com o conhecimento que você adquiriu até aqui já pode escolher o melhor tipo de piso cerâmico para sua obra.



Pisos de madeira

Porém não é só de cerâmica que vive o Brasileiro, os pisos de madeira são uma alternativa muito utilizada por apresentar diversas vantagens sobre outros materiais, entre elas temos:

  • Antitérmicas;

  • Durabilidade e longevidade;

  • Fácil manipulação e manutenção simples;

  • Beleza e variedade.

  • Sensação de conforto


Fonte: https://www.macalmadeiras.com.br/blog/assoalho-de-madeira-como-escolher-e-instalar/

E assim como os pisos cerâmicos, elas apresentam diversos formatos e tipos de que podem gerar combinações incríveis em nossas casas.

Formatos de madeira:


Tábua corrida

Taco


Tacão

Esses formatos são uma escolha visual, já a escolha tipo da madeira é mais importante, apesar de ter algo visual existem tipos de madeiras que funcionam melhor em ambiente externo e outros em internos.


Madeiras utilizadas para ambiente externo:


Camuru


Ipê


Itaúba

Madeiras utilizadas para ambiente interno:


Peroba


Garapeira

Jatobá

são só alguns exemplos, existem muitas outras opções de pisos de madeira para você se apaixonar, um detalhe importante é que a maioria das madeiras de uso externo também podem ser usados em ambientes internos, o que só aumenta nosso leque de possibilidades.



Pisos Vinílicos


Uma outra boa opção são os pisos vinílicos, esses que estão cada vez mais populares em nosso país (TARKET, 2019 ) podem ser uma escolha perfeita para aqueles que procuram uma fácil instalação e que melhore muito o visual de sua casa.

Para entendermos o quão bom são os pisos vinílicos, segue algumas de suas características:

  • Diversas opções de identidade visual

  • Fácil de instalar e limpar: esse tipo de piso é instalado com cola diretamente sobre um contrapiso já existente ou até mesmo sobre outros revestimentos. Além disso, sua limpeza é feita com extrema facilidade, sendo necessário apenas um pano úmido com detergente.

  • Apresenta conforto acústico e térmico

  • Fácil manuntenção

Além de ser muito resistente, no caso de uma eventual necessidade de troca, basta fazermos a troca apenas da peça danificada


O piso vinílico é uma opção que cobre tudo o que você precisa, podendo ser uma opção excelente para qualquer gosto do cliente.

E pra finalizar esse post vamos falar um pouco sobre um tipo de piso que geralmente reina em banheiros, mas está cada vez mais popular em outras áreas, as rochas, quem nunca sonhou em ter um banheiro em mármore não é mesmo ? As rochas assim como as cerâmicas têm graus de resistência variados e deve ser verificado se esse material é ideal para o ambiente planejado, normalmente elas Esses são adequadas aos ambientes internos de qualquer residência. Vamos então conhecer alguns dos materiais disponíveis para uso:

Granito

O granito, que é formado por mica, quartzo e feldspato, é uma das opções mais utilizadas em nossos país devido ao seu preço, resistência, facilidade de limpeza e variação de cores, além disso ele pode ser usado em construções distintas como casas, aeroportos, supermercados, basicamente é um pacote completo.

Mármore


Como dito antes, quem nunca sonhou em ter um banheiro feito em mármore ? É uma rocha metamórfica que exclama elegância e está na lista de muita gente, tem um preço mais elevado que o granito e uma resistência menor, então deve ser tomado um cuidado maior sobre onde aplicar um piso de mármore.


Silestone


O silestone é um material cada vez mais popular no Brasil, formado por quartzo, materiais metálicos, vidro e outros elementos, ele apresenta alta resistência, é de fácil limpeza, porém seu preço ainda é muito elevado devido ao seu custo de produção. Ele é indicado a ambientes internos, longe de exposição a raios solares.


Granilite

Não poderíamos deixar de falar do piso da maioria dos pátios das escolas de nosso país, o granilite é formado por uma massa de cimento misturada com pequenos pedaços granito, quartzo, entre outras pedras. Pode ser usando tanto em ambientes externos quanto internos e possui dois tipos de acabamento: o polido, no qual o granilite é impermeabilizado, porém fica muito escorregadio quando molhado, e o fulgê que tem um acabamento mais rústico mas é praticamente antiderrapante.


Por fim vemos que possuímos diversas opções para os pisos de nossas construções, porém temos que fazer a escolha certa para que eles não se desgastem rápido e se tornem um problema. Temos que pensar na longevidade de nossa obra tanto quanto pensamos no visual e com as várias opções mostradas nesse post e muitas outras que não foram citada, essa tarefa fica muito simples, atualmente temos uma variedade imensa de piso e temos certeza que um deles vai ser perfeito para você.


Gostou desse post? Achou útil? Temos conteúdos cheios de informações que só vão agregar ao seu conhecimento! Aproveita e segue a Edifica Consultoria nas redes sociais também, para ter conteúdo de qualidade onde você estiver.

Surgiu alguma dúvida? Compartilhe com a gente!



Referências


ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NORMAS TÉCNICAS. NBR 13.818: Placas cerâmicas para revestimentos – especificações e métodos de ensaios. Rio de Janeiro, 1997. 78 p.

_____. NBR 15.463: Placas cerâmicas para revestimentos - porcelanato. Rio de Janeiro, 2013. 7 p.


BORGES, Rapahel Melo. Notas de Aula: Revestimentos. Nova Venécia, ES: 2019.


BORGES, Rapahel Melo. Notas de Aula: Pisos. Nova Venécia, ES: 2019.


LIMA, Tomás.15 Tipos de Piso para utilizar na Construção Civil. [S. l.], 18 fev. 2019. Disponível em: https://www.sienge.com.br/blog/15-tipos-de-piso/. Acesso em: 26 jan. 2021


TARKELIST .10 motivos para escolher o piso vinílico como seu próximo revestimento [S. l.], 20 dez. 2019. Disponível em: https://tarkett.com.br/blog/10-motivos-para-escolher-o-piso-vinilico-como-seu-proximo-revestimento/. Acesso em: 28 jan. 2021



128 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo