• Lays Martins

TIPOS DE PISCINAS E PROJETOS NECESSÁRIOS

Nesses tempos em que não estamos podendo sair de casa, passamos mais tempo observando o local que moramos e pensando como podemos melhorar o mesmo. Com certeza, uma opção de lazer muito desejada e sonhada pelos brasileiros é a piscina, afinal, somos o segundo país do mundo com mais piscinas em residências.


De tal modo, implementar uma piscina acarreta em vários pontos, como melhoria do lazer e conforto dos moradores, maior diversão, aproveitamento personalizado do espaço, além, é claro, de valorizar o imóvel em até 20%. Na sequência, poderemos ver quais tipos de piscina temos no mercado, quais os projetos aplicáveis e até escolher a melhor para você.


QUAIS OS TIPOS DE PISCINA MAIS USADOS?


Alvenaria:

Considerada a piscina mais resistente e com maior vida útil, esse tipo de piscina é o maior aliado dos projetos arquitetônicos. Por ser personalizável ao espaço que será alocada, essa pode ter o formato dos seus sonhos, cores e tamanhos, se adaptando perfeitamente ao seu espaço.


Sua construção, tem um valor elevado comparado as demais, devido a sua fundação, impermeabilização e acabamento, visto que, geralmente é feito com azulejos. Para se ter a melhor durabilidade, devemos respeitar todo o cronograma de execução, assim, ele é mais extenso, quando se compara com os demais tipos.


Fonte: http://piscinasvitturi.com.br/


Vinil:

Seguindo a linha da piscina de alvenaria, essa deve ter sus estrutura muito bem executada, contudo, tem um custo menor, pois, ao utilizar o vinil no lugar do azulejo, o mesmo também ajuda na sustentação da água. Com a superfície lisa, a limpeza desse tipo de piscina acaba sendo facilitada, e ainda temos a vantagem do vinil, poder ter os mais diferentes tipos de estampas.


Entretanto, ela pode ser menos durável devido ao próprio vinil, pois, este é menos resistente, e pode se rasgar facilmente. Quando há rasgos na manta vinílica, é necessário fazer toda a troca do material. Sem contar, que para encher esse tipo de piscina, é necessário contratar caminhão pipa, evitando bolhas no material.


Fonte: http://www.piscinariasumare.com.br/capa-para-piscina/vinil-para-piscinas/revestimento-de-vinil-para-piscina/venda-de-vinil-piscina-estampas-americana


Fibra:

Sendo pré-moldada, a piscina de fibra de vidro possui sua instalação facilitada, sendo assim, ficando pronta ainda mais rápido. Sua manutenção é fácil, sendo que, quando feita corretamente, a piscina terá uma longa vida útil. No que tange a limpeza, ela também é facilitada pela superfície lisa.


No entanto, por ser pré-moldada, além de ficarmos reféns aos modelos dos fabricantes, devemos nos atentar a chegada até o local, pois, construções ao lado e até mesmo o seu próprio imóvel, podem vir a atrapalhar sua instalação. Além do mais, a coloração da piscina pode desbotar com o tempo.


Fonte: https://www.solargil.com.br/2019/04/25/piscina-de-fibra-vantagens/


Conseguiu identificar o melhor tipo de piscina para o seu ambiente, e já consegue imaginar toda uma área gourmet em volta dela? Se sim, podemos te ajudar a tornar seu sonho realidade. Afinal, é possível ter o projeto só para área da piscina.


O que muita gente não sabe, é a possibilidade ter um projeto só para sua área da piscina, seja para a construção de uma piscina de alvenaria, ou para todo o conjunto de lazer proporcionado por elas, por exemplo, com uma piscina de fibra. Mas, afinal, quais projetos são esses?


Para poder auxiliar na construção do espaço, o projeto arquitetônico acaba sendo o mais importante. Ele vai auxiliar na definição da forma da piscina, posição para locação delas, incluindo a de fibra, auxilia também na iluminação, área gourmet, e tudo que não pode faltar para termos uma área completa. Mas, é importante ressaltar, que o projeto estrutural é muito importante para a sustentação de toda alvenaria necessária, assim como, o projeto hidrossanitário, que auxilia desde a filtragem e recirculação da água, até a escolha da bomba correta para enchimento da piscina.


Se tiver ficado alguma dúvida, ou quiser saber um pouco mais, entra em contato com a Edifica Consultoria. Estamos à disposição!




Fontes:

https://qualidadeonline.wordpress.com/2014/03/17/na-construcao-de-piscinas-deve-se-obrigatoriamente-cumprir-as-normas-tecnicas/#:~:text=Caso%20a%20ideia%20seja%20ter,alvenaria%20devem%20ser%20as%20escolhidas.&text=Antes%20de%20iniciar%20a%20obra,e%20instaladas%20pelo%20revendedor%20contratado.

https://entendaantes.com.br/tipos-de-piscinas/

https://dicasdearquitetura.com.br/piscina-de-alvenaria-vinil-ou-fibra-de-vidro-qual-escolher/#:~:text=Pr%C3%B3s%20e%20contras%20das%20piscinas%20de%20alvenaria&text=Outra%20caracter%C3%ADstica%20positiva%20%C3%A9%20a,e%20a%20necessidade%20de%20manuten%C3%A7%C3%A3o.

10 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo