top of page

TELHADOS: MUITO ALÉM DOS DETALHES



Todos nós sabemos que os telhados são uma parte essencial de um projeto, tanto pela estética, quanto pela proteção e segurança da estrutura da casa.

Existem hoje mais de 20 modelos de telhados que podem ser instalados no seu projeto, e eles vão desde o telhado 2 águas (mais convencional) até o telhado Gambrel, aposto que esse você não ouviu falar, né?





(Imagem de um telhado duas águas,



Esses modelos de telhado apresentam diferença quanto à disposição das telhas e inclinação do telhado como um todo. Hoje em dia existem telhados criados para diversas funções, existem os telhados que procuram atender uma necessidade de conforto térmico, outros procuram atender a necessidade de ventilação do ambiente, e também existem aqueles que prezam pela economia no orçamento da obra.

Mas para a área de engenharia civil, vamos trabalhar principalmente com o material utilizado para a construção do telhado, e não apenas o modelo.

O material escolhido pelo projetista pode trazer vários benefícios para o projeto.

A cerâmica, por exemplo, um dos materiais de telhado mais utilizado aqui no Brasil, por ser obtido da secagem e queima de argila, é um material capaz de filtrar o calor e garantir um ambiente fresco e arejado. São duráveis e resistentes ao fogo, porém tem baixa resistência ao impacto, podendo se quebrar mais facilmente do que as telhas de outros materiais.





Também temos a telha esmaltada, que seria uma variação da telha de cerâmica. Por conter essa camada de esmalte, ela garante que o material resista a maiores impactos, porém podem aumentar o custo do projeto.

As telhas de fibrocimento, também muito comuns, são as que contem a melhor resistência mecânica dentre todos os materiais, porém são bem mais pesadas e absorvem bem menos água, podendo deixar a temperatura interna do ambiente um pouco desagradável. Essas telhas precisam ser bem instaladas, pois qualquer instabilidade pode comprometer a estrutura. Recentemente, o amianto presente na composição desse tipo de telha foi considerado cancerígeno, e a necessidade de utilização desse tipo de telha passou a ser questionada.





As telhas e placas de PVC são mais leves, e resistem a agentes químicos e corrosão, tem uma excelente vedação, e podem ser limpas com facilidade. Tem um custo um pouco menor e instalação mais prática.

As telhas de vidro ou de policarbonato são ideais para garantir a iluminação de algum espaço, sendo ideal também para lugares mais frios, por ter um alto poder de absorver o calor. As de policarbonato, porém, podem ser bem barulhentas na chuva, sendo melhores aplicadas em áreas com pouca circulação de pessoas, mas ao mesmo tempo apresentam vantagens sobre o vidro, como por exemplo, o custo reduzido e a capacidade de moldar o material com mais facilidade, ou seja, podemos fazer telhados curvos apenas com policarbonato. Atualmente, esses dois tipos de telha vem sendo muito utilizada em lugares com pouca luz natural, mais úmido e com impossibilidade de muitas janelas. Além de ser ideal para galpões, pátios e garagens.



(Telhas de policarbonato instaladas na varanda, disponível em: https://www.decorfacil.com/wp-content/uploads/2018/05/20180521modelos-de-telhados-53.jpg)



Também temos as telhas e placas metálicas, que são bem práticas e fáceis de instalar. Porém se degradam mais rápido do que os outros materiais, sendo necessário avaliar a umidade média do local onde serão instaladas para evitar a oxidação precoce. Além disso, são péssimas isolantes térmicas, podendo chegar a até aumentar a temperatura do interior da estrutura.

As telhas de madeira já foram muito utilizadas, mas, hoje em dia se tornaram em sua maior parte, estéticas. As peças, geralmente de pinho, podem sofrer ação degradante do clima e de agentes biológicos, tendo assim uma necessidade de cuidado e manutenção muito maior do que os outros materiais. Muitos utilizam a madeira mesclada com outros materiais, como o vidro e o policarbonato. Muitos adotam um visual mais ousado e utilizam ripas de madeira e bambu como cobertura.


(Casa com telhado e revestimento todo de madeira, disponível em: https://www.decorfacil.com/wp-content/uploads/2018/05/20180521modelos-de-telhados-47.jpg)



E temos ainda atualmente, as fotovoltaicas. Essas telhas foram desenvolvidas basicamente para captar a luz do sol e usá-la como fonte de energia. É o material mais caro da lista, e requer uma análise da estrutura e da posição do sol no terreno para que a instalação seja benéfica ao dono do projeto. Mas o resultado é bem satisfatório e a economia da energia elétrica pode valer a pena o investimento!

E por último, temos os telhados naturais ou ecológicos. Esses são compostos por uma laje impermeabilizada e a presença de elementos naturais, sejam eles grama, piaçava, palha, entre outros. Esse tipo de telhado tem sido adotado em grandes cidades para diminuir os impactos ambientais das grandes construções, garantir um ar mais sofisticado ao projeto, além de garantir que o ambiente esteja sempre fresco.



Temos outros modelos de telhas mais incomuns, feitos de massa asfáltica, ardósia e de PET. Essas não apresentam muitas vantagens em relação aos outros materiais.



Toda a parte de planejamento do seu telhado é feito junto com o projeto arquitetônico, e aí ficou curioso? Mande uma mensagem para nós! A Edifica fica feliz em atende-los!




234 visualizações0 comentário
Site nuevo (1).png
pngwing.com.png
bottom of page