O reúso da água possibilita uma economia considerável no seu consumo, diminui os problemas decorrentes do racionamento e falta de água, além de promover a conservação e o uso racional deste recurso tão valioso.
Com isso, é possível reduzir consideravelmente a conta de água sem grandes reduções na quantidade utilizada.
A água é primordial para as necessidades fisiológicas e cotidianas do ser humano, como lavar roupa, limpar casa, cozinhar, entre outras. Não ter a preocupação de ficar sem água ou ter que reduzi-la bruscamente já é um alívio para este problema que a sociedade algumas vezes enfrenta.
Quando a água é reutilizada, o desperdício diminui. Isso é importante tanto na parte de consciência ambiental, como na situação de crise hídrica.
Para o reúso da água, desenvolve-se um sistema de captação de águas da chuva e de certos equipamentos. Essa água é armazenada num tanque e pode ser empregada em diversas atividades.
A maneira como a água será captada, leva em consideração as necessidades do consumidor e o espaço que ele dispõe. Requer o projeto arquitetônico, hidráulico e estrutural para o planejamento mais eficiente desse sistema de captação e reutilização. É ainda melhor projetar o reúso na fase de elaboração da edificação, podendo ser feito mais detalhado e funcional. Além disso, o sistema funciona de uma maneira simples, de fácil instalação e baixo custo.
Esse reúso pode acontecer de maneira direta ou indireta:
O reúso direto envolve a captação de águas e sua utilização logo depois, sem a necessidade de tratamento.
No reúso indireto, a água é tratada, de modo a eliminar resíduos e substâncias, e depois é destinada ao consumo. Esse tratamento pode ser feito dentro do próprio sistema de captação.
Não é só instalações de sistemas que contribuem para a redução da conta de água. Podemos adotar hábitos simples que também ajudam nesse propósito:
Tome banhos de até 5 minutos;
Evite usar mangueira para lavar a calçada;
Evite escovar os dentes e lavar a louça com a torneira aberta o tempo inteiro;
Mantenha e confira se as torneiras estão devidamente fechadas;
Quando se trata de reúso, pergunta-se também sobre o reaproveitamento da água. A diferença é a seguinte: reúso é quando, por exemplo, emprega-se a água da máquina de lavar para a limpeza da casa, já o reaproveitamento é quando usamos a água da chuva para diversos fins. Ou seja, o reúso possui aplicações mais restritas enquanto o reaproveitamento possui fins mais gerais.
O reúso também pode ser implementado em condomínios, estabelecimentos comerciais e indústrias. É uma iniciativa para locais com grande escassez de água.
O que parecia ser um recurso inesgotável, hoje é um ponto de bastante preocupação. A água tem fundamental importância para o meio ambiente e é intrínseca aos seres vivos. Economizar esse bem natural é importante para nosso desenvolvimento e sobrevivência.
Por isso, o reúso de água promove o bem-estar não só para o consumidor, mas para o planeta. O processo permite que a água seja reutilizada de uma maneira simples e barata, integrando qualidade, conforto e inovação. Assim, todas as partes saem ganhando e os problemas de disponibilidade de água, aos poucos, vão sendo resolvidos.
Gostou da ideia ou tem alguma dúvida? Deixe seu comentário ou nos envie um e-mail. Estamos muito dispostos a ajudar você. Além disso, produzimos projetos hidrossanitários contendo o sistema de reúso e reutilização. Venha orçar e conhecer nosso trabalho.
Comentarios