top of page

REAPROVEITAMENTO DA ÁGUA DA CHUVA, JÁ OUVIU FALAR?

Já pensou que a água que cai do céu, de graça, pode nos poupar dinheiro? É isso mesmo. A água da chuva é um recurso totalmente natural e de nosso alcance, que nos possibilita ter uma reserva de ótima qualidade em nossas construções. Infelizmente, esse recurso é muito desperdiçado no Brasil, pois na maioria das vezes é misturado com o sistema de drenagem, ou até mesmo porque as pessoas não o conhecem.

Fazendo o reaproveitamento desse recurso natural, ajudamos com a diminuição da escassez de água, que já atinge várias regiões do país (além de ser um problema mundial). Essa é a hora de pensarmos em um consumo mais inteligente, mais racional, mais solidário.


Que tal ajudar o meio ambiente, e de quebra economizar nas contas da casa, do escritório, ou até de sua indústria?






E onde posso usar a água captada?


Aonde você quiser! Para seu banho, para lavar o carro, dar um banho no pet, lavar a calçada de sua casa, ou até mesmo para beber! Claro que tudo depende de como a água está, podendo ser potável ou não potável.



ÁGUA POTÁVEL


A água da chuva, se bem filtrada e tratada, pode se tornar potável e apta para ser consumida. A Organização Mundial da Saúde (OMS) estima que 110 litros diários por pessoa sejam o suficiente para realizar todas as necessidades diárias, inclusive as de hidratação. Primeiro, você armazena a água da chuva utilizando uma cisterna adequada para isso.

Segundo o professor do Departamento de Saúde Ambiental da Faculdade de Saúde Pública da Universidade de São Paulo (USP), Pedro Caetano Sanches Mancuso, “o processo de purificação pode ser realizado em casa. Quanto mais limpa for a captação, melhor. Assim que armazenar, a água pode ser colocada em filtros convencionais de cozinha, onde a vela, se bem mantida, remove partículas. Após esse processo, o ideal é que a água seja fervida por pelo menos cinco minutos para acabar com as bactérias. Depois disso estará pronta para o consumo.” Normalmente, depois desse processo, a água estará pronta para o consumo, mas se você sente mais segurança utilizando cloro, pode adicionar 16 gotas de cloro sem cheiro a cada 20 litros de água.




ÁGUA NÃO POTÁVEL


O uso de água não potável pode significar mais de 50% do consumo total nas edificações. Para tê-la em sua residência, é necessário uma estrutura composta por coletores de água, como calhas e condutores. Além disso, um reservatório para o líquido ser armazenado. Depois, essa água passa por um processo de filtragem, e prontinho, é só distribuir para o que melhor te atende, lembrando que não pode ser ingerida, ou tomar banho, lavar roupa... Outra forma de captá-la é deixar baldes para coletar a água e, por exemplo, regar as plantas com essa água nos períodos da manhã e noite.





Viu aí como pode ser útil? Só tem coisa boa para você, e de quebra tá ajudando (e muito) o nosso planeta! Espero que tenha gostado do conteúdo, e, caso não tenha este projeto consciente, vem falar com a gente! A Edifica Consultoria está aqui para te auxiliar e realizar seus desejos. Se você gostou desse assunto, curta e compartilhe este post! Deixe seu comentário e esclareça qualquer dúvida.




REFERÊNCIAS:

NUNES, Cristiane. Aproveitamento de água da chuva: para uso não potável. 2015. Disponível em: https://sustentarqui.com.br/aproveitamento-de-agua-de-chuva-para-uso-nao-potavel/. Acesso em: 14 jul. 2021.

SANTOS, Ma. Vanessa dos. Aproveitamento da água das chuvas. Disponível em: https://brasilescola.uol.com.br/biologia/aproveitamento-agua-das-chuvas.htm. Acesso em: 14 jul. 2021.

ECYCLE. Como tratar água da chuva? 2018. Disponível em: https://www.ecycle.com.br/como-tratar-agua-da-chuva/#:~:text=Assim%20que%20armazenar%2C%20a%20%C3%A1gua,estar%C3%A1%20pronta%20para%20o%20consumo%E2%80%9D.. Acesso em: 14 jul. 2021.

ECOCASA. COMO TRATAR ÁGUA DA CHUVA. 2016. Disponível em: https://www.ecocasa.com.br/como-tratar-agua-da-chuva/. Acesso em: 14 jul. 2021.

60 visualizações0 comentário
Site nuevo (1).png
pngwing.com.png
bottom of page