• Yuri Portella

PROJETO DE SEGURANÇA CONTRA INCÊNDIO E PÂNICO

O Projeto de Segurança Contra Incêndio e Pânico, ou PSCIP, detalha as medidas de prevenção contra situações de pânico e incêndio em uma edificação. O projeto lista equipamentos básicos, mostra a disposição desses no ambiente, exibe rotas de fuga, entre outros detalhamentos. Além disso, leva em conta fatores como risco de incêndio, população do local, tamanho do imóvel etc.


Fonte: Acervo Edifica Consultoria


Por que preciso do projeto?

Não são poucos os casos de incêndio em comércios e residências que provocaram perdas enormes. Através do projeto, é possível fornecer a melhor segurança para as pessoas e bens dentro da edificação.

Além disso, para emitir o Auto de Vistoria do Corpo de Bombeiros (AVCB), documento importante para a regularização do empreendimento, é necessário que o mesmo tenha as medidas necessárias para promover segurança contra essas situações, seguindo as normas estabelecidas pelo Corpo de Bombeiros. Os proprietários que não possuírem seu estabelecimento regularizado poderão ser advertidos, multados e até ter seu negócio interditado.

Outro fato a ser considerado, é que o PSCIP e a garantia de segurança, agregam valor ao imóvel e passam credibilidade às pessoas que frequentam o estabelecimento.



Fonte: https://grupopresence.com.br/projeto-de-prevencao-e-combate-a-incendio



Operação alerta vermelho

O Corpo de Bombeiros Militar de Minas Gerais (CBMMG), está executando a Operação Alerta Vermelho em todo o Estado. A campanha consiste na fiscalização de todos os segmentos de mercado e visa certificar o cumprimento das exigências da lei, verificar a regularidade do local, orientar os responsáveis, disseminar a cultura da prevenção e advertir ou multar edificações irregulares.



Fonte: https://www.bombeiros.mg.gov.br/corpo-de-bombeiros-deflagra-hoje-a-operacao-alerta-vermelho-em-bancos


Por que contratar um projetista?

Não somente os equipamentos básicos são necessários para a regularização, como também a aplicação correta deles. Um profissional capacitado, que conhece as exigências e padrões da lei, e tem a visão necessária para que o projeto seja bem feito, é capaz de realizar um projeto que não acarrete problemas futuros e que seja aprovado na vistoria do Corpo de Bombeiros, além de evitar gastos desnecessários.


Podemos te ajudar?

A Edifica Consultoria oferece como serviço o PSCIP, analisando o lugar para saber em que classificação se encaixa, segunda as normas do CBMMG. Sempre executamos o projeto sob a perspectiva do cliente, considerando fatores como fluxo de pessoas, poluição visual, obstrução de caminho, entre outros, a fim de certificar as cautelas necessárias não só para a garantia da segurança dos frequentadores do local, mas também da manutenção do seu bem-estar.

Caso o estabelecimento não possua o projeto arquitetônico, realizamos esse levantamento, já que é necessário para a execução do PSCIP. A Edifica mantém o contato com o cliente para sanar qualquer dúvida, e para dar suporte em todas as etapas, até a liberação o AVCB.


Peça já seu diagnóstico gratuito e aproveite as super promoções da campanha BLACK NOVEMBER para obter já, e pagando pouco, seu projeto de prevenção a incêndio.





REFERÊNCIAS:


JAQUELINE MAFINI. Jornal Mensageiro. Projetos de Prevenção e Combate a Incêndio e Pânico. 2018. Disponível em: https://jornalmensageiro.com/arquitetando/projetos-de-prevencao-e-combate-a-incendio-e-panico/#:~:text=O%20Projeto%20de%20Seguran%C3%A7a%20Contra,identificar%20os%20riscos%20da%20edifica%C3%A7%C3%A3o. Acesso em: 19 abr. 2018.


MINAS GERAIS. Corpo de Bombeiros Militar de Minas Gerais. Governo de Minas Gerais. CBMMG deflagra operação Alerta Vermelho em bancos. 2020. Disponível em: https://www.bombeiros.mg.gov.br/corpo-de-bombeiros-deflagra-hoje-a-operacao-alerta-vermelho-em-bancos. Acesso em: 03 nov. 2020.


MINAS GERAIS. Corpo de Bombeiros Militar de Minas Gerais. Governo de Minas Gerais. Legislação. 2020. Disponível em: https://www.bombeiros.mg.gov.br/legisscip. Acesso em: 03 nov. 2020.

© 2016 por Edifica Consultoria.

  • Instagram - Cinza Círculo
  • Facebook - círculo cinza
  • LinkedIn - círculo cinza