top of page

CONCEITO COLIVING

Tendência das moradias compartilhadas que vieram para inovar o mercado imobiliário


Semelhante ao contexto de uma república, o coliving surge para inovar a estrutura das moradias compartilhadas visando englobar vários outros fatores como senso de comunidade, sustentabilidade e economia colaborativa. Já pensou em viver em um ambiente totalmente flexível livre da burocracia dos contratos convencionais de locação e propício para a troca de ideias, conhecimentos e experiências? Esse é um sistema que veio para ficar e já é realidade em muitos países e grandes cidades que possuem uma alta demanda de moradia nos centros urbanos. Alinhar conectividade social, economia e inovação é a missão desse novo negócio que chega ao mercado imobiliário brasileiro.


Neste blog, exploraremos em profundidade o mundo do coliving, destacando suas vantagens e benefícios em um cenário de mudanças pós-pandêmicas, mostrando como ele está se tornando uma realidade nos centros urbanos do Brasil.


Vantagens


1. Flexibilidade Contratual: Os aluguéis de apartamentos vêm sendo realizados, de forma arcaica durante anos, pelas grandes imobiliárias que priorizam um conceito mais individualizado pautado pela necessidade de um fiador, altos valores e contratos longos. Na contramão, o sistema de Coliving surge com contratos mais flexíveis que se adequam melhor a vida dos estudantes, empreendedores, profissionais liberais e nômades digitais que optam por moradias mais otimizadas, acolhedoras e ocasionais.


2. Economia Compartilhada: O coliving promove a economia colaborativa, permitindo que os custos de moradia sejam divididos entre os moradores. Isso torna o aluguel mais acessível e alivia a pressão financeira. Além disso viver em um modelo coliving contribui para a conservação dos recursos naturais, uma vezque alguns empreendimentos são construídos com materiais de construção de baixo impacto e sistemas com painéis solares e reutilização de águas fluviais.


Figura 1 - Lavanderia compartilhada







Figura 2 - Iluminação sala









3. Senso de Comunidade: O senso de comunidade é um dos pilares do coliving. Ao compartilhar espaços e valores, os moradores são motivados a resolver suas diferenças, promovendo um ambiente de convivência harmonioso.


Figura 3- Espaço compartilhado

Fonte: VIVA DECORA, JULHO 8, 2021


4. Estilo de Vida Pós-Pandemia: Com a mudança no estilo de vida após a pandemia, com muitas empresas adotando o home office, o coliving se tornou ainda mais relevante. Ele oferece um ambiente que promove o trabalho remoto, proporcionando espaços de coworking e ambientes acolhedores para uma vida equilibrada entre trabalho e lazer.


Figura 4- Ambiente de coworking

Disponível em: https://kasa.com.br/galeria/



5. Sustentabilidade: O coliving muitas vezes incorpora práticas sustentáveis, como compartilhamento de recursos, redução do desperdício e eficiência energética, tornando-o uma escolha ecologicamente consciente.


Figura 5- Área externa compartilhada (Terraço)

Disponível em: https://kasa.com.br/galeria/


6. Diversidade de Experiências: Viver em um ambiente de coliving permite a troca de ideias, conhecimentos e experiências com pessoas de diferentes origens, etnias e áreas de atuação. Isso enriquece a vida dos moradores e promove aprendizado contínuo.


Figura 6 e 7- Espaços compartilhados








Disponível em: https://kasa.com.br/galeria/








Disponível em: https://kasa.com.br/galeria/


De forma geral, O coliving é mais do que apenas uma tendência; é uma mudança revolucionária na forma como encaramos a moradia já que abraça a flexibilidade, a economia compartilhada e o senso de comunidade. À medida que enfrentamos um mundo em constante mudança, impulsionado pela digitalização e pela necessidade de adaptação pós-pandêmica, o coliving se destaca como uma solução inovadora para aqueles que desejam uma moradia adaptada aos desafios e oportunidades da vida moderna. É mais do que apenas um lugar para morar; é um modo de vida que promove a colaboração e o enriquecimento constante por meio da diversidade de experiências. O coliving, com sua abordagem centrada na comunidade, está moldando um futuro mais promissor e colaborativo nas cidades brasileiras e no mundo.


REFERÊNCIAS


VIVA DECORA (Brasi). Blog (org.). O que é Coliving?: tudo que você precisa saber!. Tudo Que Você Precisa Saber!. 2021. Elaborado pela equipe Viva Decora. Disponível em: <https://www.vivadecora.com.br/pro/coliving/> . Acesso em: 30 set. 2023.


GRUPO IBERDROLA. Empresa (org.). O que é 'coliving': 'coliving': viver em comunidade com jovens empreendedores. 'Coliving': viver em comunidade com jovens empreendedores. Disponível em: <https://www.iberdrola.com/talentos/coliving#:~:text=O%20que%20%C3%A9%20'coliving'%20',em%20comunidade%20com%20jovens%20empreendedores&text=O%20coliving%20%C3%A9%20muito%20mais,morando%20sob%20o%20mesmo%20teto.> . Acesso em: 30 set. 2023.


TRISH BECKER-HAFNOR (Eua). Cohousing:: the future of community and human connection. The Future of Community and Human Connection. 2020. TEDxCherryCreekWomen. Disponível em: <https://www.youtube.com/watch?v=s9yRwn90aBw> . Acesso em: 30 set. 2023.


KASA (São Paulo) (org.). Coliving: entenda como funciona a moradia compartilhada: esse novo conceito de moradia veio para mudar a forma de se morar nas cidades.. Esse novo conceito de moradia veio para mudar a forma de se morar nas cidades.. 2019. Disponível em: <https://kasa.com.br/blog/dicas/coliving-entenda-como-funciona-a-moradia-compartilhada/> . Acesso em: 30 set. 2023.

25 visualizações1 comentário

1 commentaire


Quero viver em uma assim!!

J'aime
Site nuevo (1).png
pngwing.com.png
bottom of page