• Gabriel Meireles

A HISTÓRIA DO MEJ


O Movimento Empresa Júnior(MEJ) teve início em 1967 na cidade de Paris, na França, por alunos da Escola Superior de Ciências Econômicas e Comerciais (ESSEC - L’École Supérieure des Sciences Economiques et Commerciales). Conscientes da necessidade de complementar seus conhecimentos por meio da aplicação prática, esses alunos decidiram se reunir e criar uma organização que proporcionasse a vivência empresarial e contato com o mercado de trabalho ainda enquanto estudantes universitários. E assim, surge a primeira empresa júnior do mundo, a Junior Entreprise.

A experiência vivenciada por estes alunos foi de tamanha repercussão que o conceito logo se expandiu por toda França e em apenas dois anos já existiam mais de 20 EJ’s pelo país. Em 1986 o conceito de Empresas Juniores(EJ) já estava difundido por toda a Europa. Então, neste mesmo ano, foi fundada a Confederação Europeia de Empresas Juniores (JADE). Com este sucesso de tamanha proporção, o movimento empreendedor já não ia demorar para se espalhar por todo o mundo.


O movimento Empresa Júnior no Brasil


Em 1988, um ano após a fundação da Confederação Europeia de Empresas Juniores, o MEJ chega ao Brasil. Neste momento, o país possuía relações comerciais constantes com a França e o conceito veio por intermédio de João Carlos Chaves, o então Diretor da Câmara de Comércio Franco-Brasileira. Buscando difundir a ideia, Carlos orientou os estudantes de Administração da Fundação Getúlio Vargas (FGV) de São Paulo na criação da Empresa Júnior – EJFGV, a primeira empresa júnior do Brasil.

Assim como na França, o Movimento logo se difundiu em todo país. Em 1990, com o surgimento de outras novas EJ’s paulistas, foi fundada a primeira Federação de Empresas Juniores do Estado de São Paulo(FEJESP) e até 1955 já somavam mais de 100 empresas juniores em todo o país. Foi inaugurado então o marco que daria início ao Movimento Empresa Júnior do Brasil.

Ao longo dos anos, alguns acontecimentos trouxeram a consolidação que o Movimento possui nos dias de hoje. Entre os mais importantes estão:

--> 1993: Ocorreu o primeiro ENEJ - Encontro Nacional de Empresas Juniores, organizado pela FEJESP. Este evento reuniu representantes do MEJ de vários cantos do Brasil, incluindo representantes de Minas Gerais. Neste encontro, ocorreu a primeira tentativa de surgimento da FEJEMG, a Federação de Empresas Juniores do Estado de Minas Gerais. Porém a tentativa não obteve sucesso e a Federação surgiu dois anos depois, em ----> 1995, no primeiro EMEJ - Encontro Mineiro de Empresas Juniores.

--> 2003: Este ano foi marcado com a fundação da Brasil Júnior, a Confederação Brasileira de Empresas Juniores. A fundação aconteceu no ENEJ que estava sendo sediado em Salvador, na Bahia.

--> 2016: A Lei das empresas juniores. Sancionada em 06 de abril de 2016, a Lei n°.13.267/16 foi um passo muito importante para o incentivo ao empreendedorismo nas universidades brasileiras. Nela estão expressos todos os direitos e deveres de uma Empresa Júnior no Brasil e marca a consolidação e o reconhecimento do Movimento no país.

--> 2018: Foi quando ocorreu o ENEJ18 na cidade de Ouro Preto, Minas Gerais. Neste evento foi divulgado que o Movimento havia oficialmente se expandido para todo o Brasil com a então federação da Roraima Júnior (Federação de Empresas Juniores do Estado de Roraima) e da FEJEAP (Federação de Empresas Juniores do Estado do Amapá).

Atualmente, somam-se no país 27 Federações, sendo elas presentes nos 26 estados e no Distrito Federal, mais de 1300 EJ’s e mais de 22mil empresários juniores, segundo o relatório do último censo realizado em 2018. Dessa forma, este Movimento vem impactando cada vez mais no ecossistema empreendedor do país.



Referências


https://fejemg.org.br/wp-content/uploads/2020/12/FEJEMGFINAL-1.pdf

https://static.brasiljunior.org.br/static-files/%5BBRASIL_J%C3%9ANIOR%5D_Censo_e_Identidade_2018.pdf

https://brasiljunior.org.br/conheca-o-mej

https://drive.google.com/file/d/1MfOkSfORSkrhPHAODZAXXH_fQf3VyI8e/view


25 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo