• Marcelo Martins

Com atribuição em dobro, Steel Deck é sinônimo de economia e rapidez em obras.


O sistema possui várias vantagens, e dentre elas, temos um destaque especial com a eliminação de escoras durante a concretagem, o que viabiliza a construção simultânea em outros espaços da obra.


Uma plataforma em que chapas de aço têm dupla função: atuam como uma espécie de fôrma no momento da construção da laje e como armadura após a cura do concreto. Estamos falando do Steel Deck. Além disso, essa inovação é considerada uma alternativa para racionalizar partes da obra e diminuir prazos de execução. Sendo possível observar que, em alguns dos prédios da Universidade Federal de Viçosa há a presença desse modelo.


Em analogia, uma das principais vantagens que podemos observar é a eliminação de escoras no processo, o que possibilita a realização simultânea de etapas da construção em diferentes pavimentos. Ademais, mesmo quando se precisa trabalhar com alguns escoramentos, é muito diferente de quando o utiliza em uma laje convencional, em que se forma um labirinto no andar inferior, impedindo qualquer intervenção.


Ainda há outras inúmeras vantagens em usar Steel Deck, como por exemplo, o fato dos protótipos metálicos funcionarem como plataforma de trabalho, permitindo aos funcionários trafegarem pelos andares com segurança, e outra observação seria por ser uma opção mais adequada, no ponto de vista da sustentabilidade, pois gera menos entulho e sobras de material, uma vez que a fôrma não é descartada, pois ela faz parte da estrutura.

Fonte:

https://audiepacific.com/…/audiepacific-product-steeldeck-r…https://www.portaldosequipamentos.com.br/…/viga-de-madeira-…https://www.aecweb.com.br/…/com-dupla-funcao-steel-deck-rac…


210 visualizações

© 2016 por Edifica Consultoria.

  • Instagram - Cinza Círculo
  • Facebook - círculo cinza
  • LinkedIn - círculo cinza